quinta-feira, novembro 21

CPRM apresenta trabalhos no XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Valesca Medeiros, Artur Matos, Karinne Pickbrenner e 
Francisco Marcuzzo

Com cerca de 60 apresentações técnicas orais no XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que ocorre em Bento Gonçalves (RS), no período de 17 a 22/11, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) tem proporcionado aos participantes uma gama de trabalhos técnico-científicos de elevado nível. As apresentações tem atraído grande número de espectadores, interessados em informações como os conceitos e métodos aplicados e os conhecimentos gerados pelas pesquisas da empresa.

Segundo o pesquisador da Superintendência Regional de Porto Alegre, Francisco Marcuzzo, eventos como o XX- SBRH possibilitam aos participantes conhecer novas ideias e metodologias que englobam os recursos hídricos em geral.  “A troca de ideias com profissionais de diferentes instituições de pesquisa e universidade fomentam a formação e a capacitação dos profissionais que trabalham com recursos hídricos na CPRM”, afirmou Marcuzzo, que apresentou o tema: Mapeamento de Área Suscetível a Inundação no Rio Piratini (Sub-bacia 88) Utilizando Diferentes MDE. Além da apresentação, Marcuzzo presidiu a Sessão Oral 49 do simpósio.

Já a pesquisadora em Geociências da Superintendência Regional de São Paulo, Vanesca Sartorelli Medeiros, falou sobre a sua apresentação “Metodologia para Classificação de Eventos Extremos de Precipitação em São Luís do Paratinga – SP”.  “O trabalho que apresentei é uma parte da minha dissertação de mestrado, concluído em 2013, e o simpósio foi uma oportunidade para divulgar o trabalho relacionado às chuvas que ocorreram em 2010, no município de São Luís do Paratinga, na Bacia do Alto Paraíba do Sul – SP”, explicou. Segundo Medeiros, foram utilizadas estações operadas pela CPRM e  apresentada uma metodologia de classificação de eventos extremos de chuva relacionados a inundação histórica do município.

O pesquisador em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte, Artur José Soares Matos, também falou sobre a importância do XX-SBRH como fator de integração entre pesquisadores, troca experiências, intercâmbio de informações sobre novas tecnologias aplicadas na área e transmissão de conhecimentos. Matos apresentou o tema: Monitoramento de Cheias - CPRM estudo de caso: Ponte Nova – MG. Esse tema trata do monitoramento de cheias na Bacia do rio Piranga, que é uma sub-bacia do Rio Doce.


Para Karinne Pickbrenner, que apresentou o tema “Metodologia para a Definição de Equações Intensidade-Duração-Frequência (IDF) e Exemplo de Aplicação para o Município de Cristal, RS”, na sessão 55, o simpósio proporciona o encontro entre os diversos profissionais em recursos hídricos permitindo o compartilhamento dos estudos que estão sendo desenvolvidos na área.