quarta-feira, novembro 27

CPRM está desenvolvendo inúmeros Projetos de materiais de construção no Brasil


Porto velho e Candeias do Jamari

A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), através da coordenação geral do Departamento de Recursos Minerais ( DEREM) e coordenação técnica da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (DIMINI), desenvolve inúmeros projetos em todo o território nacional, objetivando a avaliação de depósitos de materiais de emprego imediato na construção civil, todos inseridos no PAC.

Estes projetos, além da elaboração de cartografia específica, produção de um diagnóstico do setor mineral – exploração, produção, oferta, demanda -, objetivam estimular a instalação de novos empreendimentos na área, através de levantamento de dados que permitam o desenvolvimento da atividade mineira de forma sustentável, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas, contribuindo para a minimização do impacto ambiental.

Região Norte - Mais precisamente no estado de Rondônia, através da REPO, já finalizado, em fase de editoração encontra-se o Projeto Materiais de Construção da Folha Porto Velho, compreendendo os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari. Em parceria com a SEDES está sendo desenvolvido também o projeto rochas carbonáticas, previsto para ser concluído em 2014, cujo objetivo é o levantamento geológico e a pesquisa de novas áreas potenciais no Estado de Rondônia, com possibilidade para exploração, no sentido de ampliar as reservas conhecidas com vistas a correção do solo, e controle dos impactos ambientais decorrentes da atividade produtiva.
Região metropolitana de Recife

Pará - Encontra-se em andamento o projeto materiais de construção da região de Marabá e Eldorado do Carajás. Ainda no âmbito da Sureg-BE, em parceria com o governo do estado Amapá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, abrangendo os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande e Ferreira Gomes, com vistas ao fornecimento de subsídios, para a caracterização das fontes produtivas e identificação de novas áreas potenciais. 

Região Nordeste - Na jurisdição da Sureg-RE, foi concluído e publicado o projeto materiais de construção da região metropolitana de Recife e em revisão final encontra-se o da região metropolitana de Natal, enquanto que o de João Pessoa já foi iniciado. 

Área da REFO - Está sendo desenvolvido o projeto materiais de construção da região metropolitana de Fortaleza, previsto para ser concluído em 2014.

Sureg-SA - Foram concluídos e já publicados os projetos das regiões metropolitanas de Salvador e Aracaju, onde foi efetuado um diagnóstico das condições do fornecimento de areia, argila e brita, com indicação das fontes de suprimento, qualificação dos produtos, produção, processos produtivos, comercialização e preços, além da avaliação das reservas, incluindo alternativas para o abastecimento futuro. Está sendo desenvolvido, com a mesma finalidade o projeto materiais de construção das regiões de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista, previsto para ser finalizado em 2014.

Região Centro-oeste - No estado de Goiás, está sendo implementado o projeto materiais de construção da região metropolitana de Goiânia, previsto para ser concluído em 2014 pela Sureg-GO.

Marabá
Região Sudeste - Sureg-BH foi iniciado o estudo das argilas brancas e vermelhas na região leste e nordeste de Minas Gerais (vales do rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha), com foco em argilas sedimentares (várzeas) e argilas supergenas oriundas de leucogranitos aluminosos. A caracterização dessa matéria-prima será realizada tanto em jazidas conhecidas quanto em áreas inexploradas e visa fomentar a implantação/ampliação da indústria cerâmica nessas áreas.

Sureg-SP - Está sendo finalizado o Projeto Polo Cerâmico de Santa Gertrudes. Este trabalho concentra informações geo­lógicas que permitiram detalhar ambientes favorá­veis à mineralização dos diversos tipos de argilas, basicamente ao longo da Unidade Geoló­gica reconhecida como Formação Corumbataí, a qual encerra uma geodiversidade amplamente favorável da existência de jazimentos de argilas de alta qualidade, neste exigente mercado.

Região Sul - No núcleo de Curitiba (Sureg-SP),  está sendo executado o projeto materiais de construção da região metropolitana de Curitiba, previsto para ser concluído em 2014. Está sendo executado o cadastramento, pesquisa e avaliação de depósitos de materiais para emprego imediato na construção civil.
 
Sureg-PA - Está sendo executado o projeto materiais de construção da região metropolitana de Porto Alegre, previsto para ser concluído em 2014.

Projetos Atlas de Rochas Ornamentais também estão sendo executados, buscando dotar os estados onde estão sendo desenvolvidos estes projetos de um mapa de potencialidades das rochas ornamentais, que possa dinamizar a ampliação da produção de materiais lapídeos, contribuindo para o crescimento do setor mineral e da pauta de exportações, com a consequente geração de emprego e renda no seu interior. Foi finalizado em 2013 o do Espírito Santo, estando em editoração, devendo ser disponibilizado ainda neste ano.

O Projeto Atlas de Rochas Ornamentais da Sureg-RE, abrangendo os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba está em franco desenvolvimento, devendo ser concluído em 2014.

Foi iniciado em parceria com a CODEVASF o projeto Agrominerais do Brasil. Os chamados agrominerais são aqueles produtos da indústria extrativa mineral que fornecem os elementos químicos para a indústria de fertilizantes ou para utilização direta pela agricultura. Compreendem as commodities minerais de enxofre, fosfato, potássio e o calcário dolomítico utilizado para corretivo da acidez dos solos. O objetivo do projeto é o de identificar áreas potenciais, do ponto de vista geológico, para fins de rochagem, tendo como áreas alvo num raio de 100 km a partir dos municípios de Irecê e Jaguarari, ao longo do Vale do rio São Francisco, no Estado da Bahia, de modo a contribuir com a CODEVASF, na remineralização de solos, nas áreas de irrigação para cultura sazonal (arroz, feijão, milho e sorgo) e fruticultura.

Novos projetos estão previstos para serem inseridos no PAT 2014 na área da DIMINI. Os projetos materiais de construção da região de Ourem (PA) e região metropolitana de Florianópolis (SC), Projeto Agrominerais de Rondônia e Amapá e Atlas de Rochas Ornamentais da Sureg-SA (Bahia e Sergipe) e o de Rondônia.