sexta-feira, novembro 22

Começa a operação 24 horas do Sistema de Alerta de Cheias do Rio Doce

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) inicia no dia 25 de novembro, a operação 24 horas do Sistema de Alerta de Cheias do rio Doce. A operação será executada em 45 pontos na Bacia do rio Doce durante todo o período chuvoso na região. O monitoramento consiste na coleta de dados, armazenamento e atualização dos dados coletados, análise, elaboração da previsão hidrológica, e transmissão das informações para 16 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, localizados ao longo dos rios Piranga, Piracicaba e Doce.


O sistema beneficia os municípios de Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Galiléia, Resplendor, Conselheiro Pena, Aimorés, Baixo Guandu, Colatina e Linhares. Os boletins gerados pela CPRM, a partir de segunda-feira, 25/11, permitirão acionar prefeituras, defesa civil e corpo de bombeiros.

Conheça o sistema - O sistema de alerta de enchentes é uma medida não estrutural cujo objetivo é contribuir para a diminuição dos prejuízos causados por cheias nas bacias hidrográficas. Inaugurado em 1997, atualmente o sistema é executado em parceria entre a CPRM, por meio da Superintendência Regional de Belo Horizonte; a ANA; e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Como funciona - Durante o período chuvoso, a CPRM transmite diariamente para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e prefeituras dos municípios da bacia do Doce, um boletim contendo informações  sobre os  níveis dos rios nas estações fluviométricas. Além destes níveis, o boletim contém a cota de alerta e de inundação de algumas estações da bacia. A cota de alerta significa que foi atingido o nível do rio no qual a frequência de obtenção dos dados deve ser maior, pois o risco de acontecer uma enchente é grande.

Neste caso o monitoramento passa a ser mais intenso e a orientação, ao serem atingidas estas cotas, é que o próprio município passe a observar os níveis nas réguas localizadas nas estações fluviométricas. Já a cota de inundação significa que o ponto mais baixo da cidade começa a ser inundado. Quando atingidas as cotas de alerta, os órgãos competentes serão avisados sobre a situação e passarão a receber boletins com maior frequência, contendo a  previsão se a cota de inundação será ou não ultrapassada.


As informações também são publicadas na Internet no portal da CPRM e podem ser acessadas pelo endereço: www.cprm.gov.br/alerta /site/index.html.