sexta-feira, outubro 25

Museu de Ciências da Terra participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“Geólogo, um atleta”. Palestra do professor-adjunto do 
Museu Nacional, Renato Ramos.
Geólogo, um atleta. Este foi o tema da palestra apresentada no Museu de Ciências da Terra na tarde de ontem (24/10), no Rio de Janeiro. O Museu participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, em sua 10ª edição, desenvolve atividades sobre ciência, saúde e esporte. O assunto foi ministrado pelo professor-adjunto do Museu Nacional, Renato Ramos. Na ocasião, estudantes da Escola Municipal Minas Gerais e empregados da CPRM participaram do evento.


Empregados da CPRM participam da apresentação
Renato Ramos esclareceu o importante papel do geólogo. “O geólogo é o profissional responsável para procurar petróleo; minério; água no subsolo; prevenir e conter a erosão das encostas; analisar amostras em laboratórios e, principalmente, trabalhar em campo”, explica. Segundo Ramos, durante o trabalho de campo, o profissional também é um atleta. “No campo temos que subir e descer montanhas; carregar peso; escalar; mergulhar e muito mais. É um trabalho que também exige um grande esforço físico, como um atleta”.

O professor-adjunto disse que, devido ao trabalho e esforço físico, os geólogos também enfrentam problemas de saúde. “Nós estamos expostos a ter problemas com o corpo, na coluna por exemplo. As condições climáticas nem sempre são favoráveis, e a nossa alimentação pode até ser com o apoio da caça. Ainda assim, nada separa o geólogo do campo, nós amamos nosso trabalho mesmo com toda essa dificuldade”, conta.
Os participantes conheceram o trabalho e as 
dificuldades do geólogo

Alunos do sétimo ano da Escola Municipal Minas Gerais avaliaram a excursão no Museu de Ciências da Terra e a palestra recebida. “Depois dessa palestra, penso seriamente em me tornar um geólogo. Gostei de saber desse trabalho que também analisa vulcões e o gelo da Antártida. Lá é um lugar que eu gostaria muito de conhecer”, sonha Diego Cordeiro, de 12 anos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro e visa mobilizar crianças e jovens e adultos a participar de atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Além disso, o evento possibilita que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas.


Para mais informações, acesse: http://semanact.mct.gov.br/web/snct.