quinta-feira, outubro 24

Deputado federal Eudes Xavier visita CPRM Brasília


Antônio Carlos, Manoel Barretto, deputado
Eudes Xavier e Eduardo Santa Helena

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, o diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena e o assistente técnico do DERHU, Antônio Carlos Carvalho receberam na quarta-feira (23/10), em Brasília, o deputado federal Eudes Xavier, do Ceará. Na reunião, Barretto explicou a implantação da Rede Estratégica de Poços no Semiárido Brasileiro, executada pela CPRM em 2013.

O Projeto vai atender cerca de 730 mil habitantes a uma taxa de 50 litros/habitantes/dia com um ritmo de bombeamento de 18 horas diárias. Em situações emergenciais, com a possibilidade de aplicar bombeamento contínuo aumentando o atendimento para 1 milhão de pessoas.

“Nesse ano, vamos perfurar 24 poços profundos de grandes vazões nas bacias sedimentares, iniciando uma rede estratégica de fontes permanentes de fornecimento de água, objetivando abastecer municípios afetados pela seca”, explicou Barretto. Os poços profundos vão atender municípios da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí.

O deputado Eudes Xavier destacou a importância da ação para o semiárido brasileiro. “A ação do Governo Federal, por meio da CPRM, vai gerar melhores condições na nossa região. Pois, os poços profundos abastecerão os carros-pipa, e consequentemente a população. Um verdadeiro impacto nas cidades, uma ação extremamente solidária do governo com mais de 60 milhões de nordestinos”, elogiou o deputado.


“Fiquei muito animado com a apresentação do diretor-presidente, ele tem um critério técnico, não é um critério qualquer, é de rigorosidade do conhecimento tecnológico que a CPRM tem. Isso demonstra a qualidade na execução dos trabalhos que a Companhia realiza”, finalizou Eudes Xavier.


Barretto explicou as atividades
desenvolvidas pela CPRM