segunda-feira, outubro 14

Diretor Thales Sampaio se reúne com ministro da Integração

Diretor Thales Sampaio apresenta trabalho 
desenvolvido pela CPRM

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio foi convocado para uma reunião  com o ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira, na sexta-feira (11/10), em Brasília. Na pauta do encontro a Parceria Estratégica entre a CPRM e o Ministério, poços estratégicos para o nordeste e desastres naturais. Nos próximos dias o diretor Thales terá uma nova reunião com o ministro, representantes dos estados e autoridades da Casa Civil da Presidência da República. 

O diretor relatou ao ministro as atividades da CPRM no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais e a Implantação da Rede Estratégica de Poços no Semiárido, do Nordeste.

A Rede Estratégica de Poços, que começa a ser implementada pela CPRM em 2013, vai atender cerca de 730 mil habitantes a uma taxa de 50 litros/habitantes/dia com um ritmo de bombeamento de 18 horas diárias. Em situações emergenciais, com a possibilidade de aplicar bombeamento contínuo aumentando o atendimento para 1 milhão de pessoas.

Sobre a Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, o diretor Thales fez um relato de todas as atividades que a CPRM vem desenvolvendo no intuito de, alicerçado em conhecimento geológico, o governo – como um todo  - melhorar a sua capacidade de prevenção.

Os resultados alcançados até agora são bastante importantes e foram elogiados pelo Ministro e sua equipe:
508 municípios mapeados
2.263.188 moradores sob riscos
5.658 setores (áreas) de riscos
543.394 moradias