quarta-feira, outubro 16

Brasil e Japão discutem ações vinculadas à política Nacional de Proteção e Defesa Civil


Representantes do Brasil e do Japão

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Maria Glícia, e o geólogo Jorge Pimentel representaram a CPRM durante reunião que aconteceu nessa terça-feira (15/10), na Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em Brasília.  A atividade faz parte do acordo assinado entre os governos do Japão e do Brasil no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica Internacional, firmado oficialmente no ano de 2013. A parceria visa o desenvolvimento e a implantação de ações voltadas ao fortalecimento da gestão integrada de riscos de desastres naturais nos dois países. 


Diretor Thales Sampaio expôs a importância da parceria
A Cooperação contemplará ações diversificadas que buscam desenvolver o planejamento da expansão urbana, bem como ferramentas de gestão territorial; aperfeiçoar procedimentos padronizados para avaliação e mapeamento de riscos de desastres relacionados com movimentos de massa e enxurradas; formular diretrizes para autoridades estaduais e municipais para estabelecer protocolos de resposta a desastres; desenvolver metodologias e procedimentos para a emissão de alertas de desastres envolvendo movimentos de massa; melhorar o sistema nacional de monitoramento e alerta de desastres naturais.

 
Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério das Cidades, Ministério da Integração, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agência Brasileira de Cooperação, da Casa Civil, do Ministério do Planejamento, do Ministério do Meio Ambiente, representantes da Jica Brasil, e da Embaixada do Japão.


Participantes da reunião
Entre outros pontos debatidos na reunião, foi destaque a importância da colaboração da CPRM dentro do projeto, e foi acordado, entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e os três ministérios, que já fazem parte dessa cooperação, a oficialização da CPRM no acordo através de um Termo Aditivo ao instrumento legal, a ser consolidado pela ABC/MRE e a Área Internacional da CPRM para assinatura pelas Partes. 

O diretor Thales Sampaio expôs a importância dessa parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e acredita ser uma grande oportunidade de trabalhar juntos, com uma vasta experiência de troca de conhecimento entre os dois países. Thales destacou ainda o comprometimento da CPRM nesse importante projeto, que visa minimizar acidentes e auxiliar na prevenção de riscos naturais.