quarta-feira, outubro 9

Assessores da CPRM participam de Congresso sobre contabilidade pública


Autoridades na solenidade de abertura do Congresso
Começou nesta quarta-feira (9/10) o III Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, no Auditório da Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília. Pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participam do evento Fernando Fonseca (ASSDAF) e Suliman Tadei (ASSTE-DECOF).

O evento, que terminará na sexta-feira (11/10), surgiu da cooperação de importantes instituições brasileiras que atuam no controle e melhoria da qualidade dos gastos no setor público e tem o objetivo de ampliar a discussão sobre mensuração, potencialidades, dificuldades e possibilidades de uso da informação e adequação de sistemas de custos dentro da área da administração pública.

Assessores da CPRM Fernando Fonseca e 
Suliman Tadei participam do evento
Para Suliman e Fernando o evento apresenta a visão atual do Governo Federal sobre o desafio de prestar serviços públicos com melhor qualidade e com foco na qualidade do gasto. 
“Na CPRM podemos afirmar que as informações de custos e qualidade do gasto possibilitarão conhecer gradativamente a eficiência nos serviços de mapeamento e pesquisa, proporcionando a elaboração dos planejamentos anuais com informações confiáveis que possam fomentar os investimentos no setor mineral. Isso contribuirá para uma melhor análise da administração pública e também da sociedade, sobre a efetividade do Serviço Geológico do Brasil na geração de riqueza em todo o território nacional”, explicou Suliman. Já Fernando Fonseca afirma que com a participação no evento conseguirá levar informações importantes sobre a evolução do tema na esfera federal e também na administração pública.

Participantes acompanham o Congresso no Auditório 
da ESAF

Além dos principais nomes nacionais na área, o evento conta com a participação de palestrantes internacionais, como João Carvalho - Presidente do Colégio da Contabilidade Pública da OTOC – Portugal e Fabienne Dufay, Controladora do Orçamento e da Contabilidade para os Serviços do Primeiro Ministro da França, além dos facilitadores Israel Fainboim Yaker e Victor Holanda, ambos do Fundo Monetário Internacional (FMI), com o painel “Experiências Internacionais”.


O congresso também abordará os temas “Sustentabilidade do Gasto Público”, “A nova contabilidade pública no Brasil”, entre outros.  Importantes entidades ligadas à contabilidade pública também participam do evento através de seus representantes. Estarão presentes a Secretária do Tesouro Nacional (STN), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O evento está sendo transmitido pela internet ao vivo através de streaming para quem desejar assisti-lo online, além de contar com mais de 50 núcleos de retransmissão em várias cidades brasileiras.

Saiba mais
Assista ao Congresso ao vivo