segunda-feira, outubro 14

Comissão Interministerial para os Recursos do Mar aprova Plano de Trabalho para Exploração Mineral de Área no Atlântico Sul


A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) acaba de aprovar Resolução sobre o plano de trabalho para exploração mineral de uma área com potencial mineral na Elevação do Rio Grande. A proposta brasileira que será apresentada à Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA) foi elaborada com base nos dados coletados pelo Programa de Prospecção e Exploração de Recursos Minerais da Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial (PROAREA).

Esse projeto está sendo executado pela CPRM, e já revelou indícios do potencial mineral da região, onde foram encontradas crostas ferromanganesíferas.. “A proposta aprovada pela CIRM leva em consideração levantamentos e amostras de crostas cobaltíferas coletadas pela CPRM durante uma série de expedições que realizamos nos últimos anos na Elevação do Rio Grande”, explica Roberto Ventura, Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM.

O diretor esclarece que o plano de trabalho que será submetido à ISBA observa as regras, procedimentos e documentos que devem ser considerados quando da   elaboração e submissão de propostas de prospecção e exploração de recursos minerais em águas internacionais àquela Autoridade. Ventura avalia que, “a decisão da CIRM é um passo importante para garantir ao Brasil o direito de explorar no futuro uma área que possui potencial mineral, além de reforçar ainda mais a presença brasileira em águas internacionais do Atlântico Sul”, destaca.

Ventura informa que nos próximos dias a CPRM vai divulgar edital de licitação em que a empresa vai contratar serviços especializados para atender a nova fase do programa de geologia marinha, da instituição, que está mapeando o potencial mineral da plataforma continental jurídica brasileira e, de áreas de interesse econômico em águas internacionais.