segunda-feira, outubro 14

Assembleia busca diretrizes para igualdade de gênero nas empresas públicas


Assembleia reúne o Comitê de Pró-Equidade de 
empresas públicas

A XXVII Assembleia Geral Ordinária do Comitê Permanente para questões de gênero do Ministério de Minas e Energia (MME) realizada no Rio de Janeiro, durante os dias 10 e 11, debateu assuntos que buscam a igualdade de gênero nas empresas públicas. A secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) Tatau Godinho e a coordenadora do comitê da SPM/PR Simone Schaffer, lideraram a discussão. Os representantes das empresas vinculadas tiveram a oportunidade de solicitar orientação, sugerir projetos e compartilhar experiências.


A secretária da SPM/PR debateu as diretrizes 
para a igualdade
Godinho explica que a assembleia tem o papel de unificar a atuação das empresas nas questões de gênero e discutir estratégias contra a desigualdade. “Cada empresa possui as suas questões específicas. Mas a função da assembleia é buscar qual a estratégia comum para avançar nas políticas que elas se propõem”. Segundo a secretária, para a SPM/PR e para o MME a reunião é um elemento fundamental para garantir que as propostas anuais sejam executadas. “Essa troca de experiência influencia em cada empresa. O debate permite que os representantes compartilhem conhecimentos”, avalia.

Mulheres que deixam o programa foram homenageadas
Na ocasião, o debate levantou diversas questões como: cotas para os cargos de alta hierarquia; conquista de salários justos para as mulheres; necessidades de apoio da SPM/PR em casos específicos; igualdade na admissão de mulheres nos concursos; preconceito quanto a idade das mulheres e desigualdade social. Os participantes também apresentam propostas para a comemoração dos 10 anos do programa.


A reunião contou com a presença do chefe de Gabinete da Presidência da CPRM, José Castellano, que representou o diretor-presidente Manoel Barretto e a coordenadora do comitê da CPRM, Sandra Schneider.