segunda-feira, agosto 26

Técnicos aprendem conhecimento geológico aplicado em áreas de risco

O geólogo Carlos Osório aborda o tema “Conceito
 básico de risco e de áreas de risco”

No primeiro dia de programação do Curso “Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Defesa Civil do Ceará, três temas foram ministrados aos alunos: O primeiro foi “Introdução ao Gerenciamento de Áreas de Risco”, pelo coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial, Jorge Pimentel, que falou dos diversos aspectos e das ações que envolvem os trabalhos de prevenção e gerenciamento de riscos e desastres naturais.

O segundo tema foi “Conceitos básicos de risco e de áreas de risco”, pelo geólogo Carlos Eduardo Osório Ferreira, do Escritório do Rio de Janeiro da CPRM. Ferreira mostrou a metodologia de abordagem e gerenciamento do problema do risco de desastres provocados por deslizamentos de terra, enchentes e inundações.


E o terceiro tópico foi “Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos. Tipologia, cenários, indicadores e critérios”, abordados pelos instrutores Jorge Pimentel e pelo geólogo da Residência de Fortaleza da CPRM, Luis Carlos Bastos Freitas. O tema trata do conhecimento geológico aplicado em diversas áreas como ecologia, biologia, botânica, meio ambiente, urbanismo, entre outros.