segunda-feira, agosto 26

Curso capacita técnicos cearenses em prevenção de áreas de risco e desastres naturais

Thales Sampaio fala das metas a serem cumpridas 
nas ações de prevenção 
Com a participação de mais de 80 representantes de defesas civis de vários municípios cearenses, começou, nesta segunda-feira (26/8), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o Curso “Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”.


Promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, o curso tem como objetivo capacitar técnicos de várias regiões do estado, para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco sujeitas a enchentes, inundações e escorregamentos. Entre os vários tópicos abordados, destaca-se a proposta que busca a participação ativa das comunidades na prevenção e mitigação dos efeitos provocados pelos desastres naturais; e a elaboração de sistema de gerenciamento de áreas de riscos.

Pimentel apresenta a programação do curso 
aos participantes
Presente na abertura do evento, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, falou da vasta experiência da instituição nos estudos e mapeamentos de áreas de risco no Brasil, destacando que a CPRM já formou mais 1200 técnicos desde 2007 e que atualmente fazem parte do “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais” do Governo Federal. Segundo Thales Sampaio, o governo da presidente Dilma Rousseff, através da Casa Civil, colocou o desafio de mapear 821 municípios até 2014 em todo o território brasileiro. E para o Ceará a meta é mapear 28 municípios. “Para atingir essa meta, a CPRM vem trabalhando ininterruptamente desde 2011”, disse.

Sampaio ressaltou o esforço que a CPRM faz para transmitir todo o conhecimento científico para que os técnicos possam absolver esse conhecimento e aplicar nos municípios. “Conhecer os processos geológicos e hidrológicos é fundamental”, salientou.

Representando o Estado do Ceará, o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Sílvio Gilberto Tavares Araújo, disse que o curso representa uma importante aquisição de conhecimentos para a atuação dos técnicos de defesas civis municipais na prevenção e gestão das áreas de risco, além da importância que terá para a carreira desses profissionais.

Cerca de 80 técnicos participam do curso
Após a abertura, o coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da CPRM Jorge Pimentel, apresentou um resumo dos temas que compõe o curso, que está sendo ministrado pelo próprio Pimentel e pelos geólogos Carlos Eduardo Osório Ferreira e Ricardo Lima Brandão, do Escritório do Rio de Janeiro; e pelo geólogo da Residência de Fortaleza da CPRM, Luís Carlos Bastos Freitas.


Participaram da mesa de abertura, além do diretor Thales Sampaio e do coronel Sílvio Araújo, o chefe da Residência de Fortaleza da CPRM, Darlan Filgueira Maciel, Jorge Pimentel, e a coordenadora da Defesa Civil do Crato, Josimeire de Melo Silva, representando os demais órgãos municipais de defesa civil participantes do evento. A organização do evento conta com o apoio do assessor da DHT-CPRM, Clodionor Araújo, e  equipe técnica da Residência de Fortaleza.