terça-feira, agosto 27

CPRM participa de evento sobre governança e qualidade de dados



 
Com o objetivo de apresentar e discutir os conceitos, técnicas e melhores práticas em gestão e governança de dados e informações, o grupo de Administração de Dados da CPRM participou do Data Management Conference – Latam 2013 (DMC Latam 2013). Realizado nos dias 7 e 8 de agosto em São Paulo (SP), o evento abordou o tema “Governança e Qualidade de Dados” que contou com 21 conferencistas nacionais e internacionais.

A coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas da Divisão de Informática (Diinfo), Laura Carvalho, disse que o evento foi fundamental para a troca de experiências e para desenvolver estratégias para a gestão de informações na instituição. “A área de administração de dados é muito estratégica para a empresa, e o aperfeiçoamento do grupo de Administração de Dados foi essencial”. Segundo ela, o grupo teve a oportunidade de aprender como outras grandes empresas administram os dados. “Nós estamos adequando a realidade da CPRM com o mesmo porte das outras grandes empresas”, explicou.
 
O encontro, promovido pela Data Management Association Brasil (DAMA Brasil), recebeu 193 conferencistas, sendo 42% analistas e coordenadores de TI, 21% CEOs e Diretores, 15% gerentes, 6% consultores, entre outros interessados em aprender, explorar e aperfeiçoar conceitos e técnicas acerca da disciplina de Governança de Dados. Este ano, o evento reuniu 85 empresas do setor público e privado como: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Exército Brasileiro, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Petrobras, Serasa, Banco HSBC, Localiza e outras.

O grupo de Administração de Dados é composto pelos analistas de sistemas Ana Paula Naziozeno, Marli Araújo, Maurício Ramos e Laura Carvalho.