quinta-feira, agosto 22

Superintendência de Recife inicia etapa de campo em Alagoas do Projeto Atlas das Rochas Ornamentais

Equipe da CPRM em campo em Alagoas
A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) através da Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE) iniciou a execução do Projeto Atlas das Rochas Ornamentais dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com o objetivo de dotar as regiões inseridas na área da Sureg-RE de um atlas e de um mapa de potencialidades das rochas ornamentais, que possa dinamizar a ampliação da produção destes materiais lapídeos, contribuindo para o crescimento do setor mineral e da pauta de exportações da região em questão.

Atualmente a exploração de rochas ornamentais constitui uma das principais atividades minerais do semiárido do Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte, com cerca de 40 empresas de pequeno a médio porte atuando e propiciando geração de emprego e renda. Esta atividade não requer o uso de tecnologia sofisticada e, como as demais atividades minerais do Nordeste, possui um importante papel empreendedor, notadamente durante os períodos de seca. Em paralelo, observa-se o crescimento médio do setor de 12% nos últimos cinco anos, com o contínuo incremento das exportações.

Técnicos da CPRM com secretário Jackson Macedo 
e o diretor Ricardo Queiroz
No mês de agosto foram iniciados os trabalhos de campo em Alagoas com a presença dos geólogos Adeilson Wanderley e Carlos Alberto dos Santos, do chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (DIMINI) da CPRM, Ruben Sardou Filho, e os geólogos responsáveis pelo Projeto, Vanildo Mendes e Maria Angélica Batista. Trata-se de mais um projeto da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), através da coordenação geral do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) e técnica da DIMINI.

O Projeto também foi apresentado na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas ao secretário de Estado Adjunto de Energia e Recursos Minerais, Jackson Macedo, e ao diretor de Recursos Minerais, Ricardo Queiroz, a sistemática dos trabalhos a serem desenvolvidos.

Acredita-se que o apoio governamental, tanto na pesquisa quanto na divulgação do potencial pétreo, permitirá o crescimento desta atividade nos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, uma vez que tais estados possuem condições geológicas para a descoberta de novos jazimentos. A existência do Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, somado ao de Cabedelo, na Paraíba, dotou a área de abrangência do projeto de notória infraestrutura de escoamento, para os grandes mercados internacionais de produtos pétreos. Tal fato constitui um facilitador para o escoamento da produção e a consequente redução dos custos com transporte e capatazia, constituindo mais um incentivo ao desenvolvimento do setor nestes estados. 

Técnicos da CPRM no município de Ouro Branco (AL)