sexta-feira, agosto 23

Nova Friburgo ganha mapas de suscetibilidade

O município de Nova Friburgo, após chuvas de
 janeiro de 2011

Nova Friburgo, localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro, recebeu a visita de técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que percorrem os mais de 900 km² do município que, há dois anos foi devastado por fortes chuvas. Os mapas vão diagnosticar áreas com diferentes graus de suscetibilidade a deslizamentos de encostas, enxurradas, enchentes e inundações. A meta é que 286 municípios do país recebam o estudo até 2014.

Andreá Trevisol, Rogério Ferreira e Juliana Maceira
percorrem mais 900km² do município
“Nos mapas, são considerados os atributos do meio físico: geologia, relevo, solos e hidrologia. As áreas são classificadas em três graus de suscetibilidade: alta, média e baixa”, explica a geóloga Juliana Maceira. Segundo ela, os mapas de padrões de relevo são elaborados a partir do Modelo Digital de Elevação (MDE) e usados como base no trabalho, e são confeccionados pelos geógrafos da CPRM. “Precisamos identificar se realmente existem áreas de menor suscetibilidade a deslizamentos e enchentes e detalhar esses locais”, informa a geóloga.

Parceria com o IPT – Até o momento, oito cidades do Rio de Janeiro já receberam o estudo: Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, São José do Vale do Rio Preto, Mangaratiba, Angra dos Reis, Santa Maria Madalena e Escada (PE). Para avançar ainda mais o trabalho, a CPRM firmou parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O órgão vai realizar a confecção de 100 cartas de suscetibilidade este ano.

O estudo engloba todo território
do município, ocupado ou não
Em São Paulo o IPT começou o estudo que já mapeou 12 municípios do estado, entre eles: Jundiaí, Itu, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo. Confira as cidades que já receberam o estudo. No final de junho a Superintendência Regional de São Paulo da CPRM sediou treinamento referente à metodologia adotada para geração dos mapas, ministrado por técnicos do IPT.

Segundo a geóloga Andreá Trevisol, a principal mudança da metodologia será o pré-mapa de suscetibilidade. “Vamos para o campo fazer a checagem de um pré-mapa criado em escritório com utilização de diversos softwares e um grande banco de dados. Isso facilitará e agilizará o trabalho de campo”, explica a geóloga.

Uma tragédia que chocou o Brasil – Os dias 11 e 12 de Janeiro de 2011, registraram as chuvas mais intensas da região serrana do Rio de Janeiro, que atingiram os maiores índices pluviométricos da história de Nova Friburgo. O recorde inferior havia sido apontado somente em 24 de janeiro de 1964. A sucessão de desabamentos e enxurradas causaram a morte de mais de 1.000 pessoas, deixando mais de 300 pessoas desaparecidas.

Para evitar que novas tragédias aconteçam, o Governo Federal criou o Plano Nacional de Redução de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres.