quinta-feira, agosto 22

CPRM e Defesa Civil do Ceará capacitam técnicos para atuarem na prevenção de riscos de desastres naturais

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, realiza, de 26 a 30 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste, Auditório 7, em Fortaleza, o curso “Capacitação de Técnicos para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”.


A finalidade do curso é capacitar técnicos cearenses de diversos municípios para executar o mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais induzidos principalmente por deslizamentos e inundações.


Formar técnicos capazes de atuar nas frentes de prevenção de áreas de risco no Brasil se faz urgente, tendo em vista os eventos decorrentes de desastres naturais que acontecem com frequência em todas as regiões do país.

Em função dessa demanda, o Serviço Geológico do Brasil, em parceria com órgãos voltados para a prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres naturais, realizou, de 2007 a 2013, cursos em oito Estados brasileiros, habilitando 1.200 técnicos de órgãos de defesa civil e secretarias municipais.

A abertura do evento será às 8 horas do dia 26/8, com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão territorial da CPRM Thales Sampaio.

O curso será ministrado pelos geólogos do Escritório do Rio de Janeiro da CPRM Jorge Pimentel, coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (Deget); Carlos Eduardo Osório Ferreira; e Ricardo Lima Brandão e pelo geólogo da Residência de Fortaleza da CPRM, Luís Carlos Bastos Freitas.

Mais informações:

Defesa Civil do Ceará:
- Maria Ioneide Araújo – (85) 3101-4619 /  (85) 8895-5475
- Aloizio Freitas – (85) 3101-2126 / (85) 8899-1137

Serviço Geológico do Brasil - CPRM:
Clodionor Araújo – (21) 7514-1174