terça-feira, agosto 20

Superintendência de Belo Horizonte sedia Seminário sobre Gestão e Previsão de Inundações

Frederico Peixinho fala sobre o sistema de informações
 e transmissão de dados hidrológicos
O Grupo de Liderança Executiva de Hidrologia, responsável pela implementação da ação “Informações de Alerta de Cheias e Inundações” da CPRM, promoveu, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), dia 19/08, um seminário sobre Gestão e Prevenção de Inundações: Tecnologia e Serviços para a avaliação dos Modelos de Modelagem, Previsão e Divulgação, realizado na parte da manhã; e o acompanhamento dos Sistemas de Controle e Alerta de Enchente da CPRM, realizado à tarde.


O seminário foi aberto pelo chefe do Departamento de Hidrologia (Dehid), Frederico Peixinho, que fez uma introdução sobre o projeto e, após, os engenheiros da empresa DHI apresentaram a família de software que modela o mundo da água; e o Mike Customised: um software genérico para a construção de sistemas de apoio à tomada de decisão, onde cada sistema é único.

O objetivo foi conhecer as aplicações dos softwares voltados para a modelagem e divulgação de informações sobre as áreas de risco de enchentes. Tais informações, disponibilizadas na internet, além de gerar dados sobre as previsões de cheias para as populações que vivem nestas áreas, contribuem para a tomada de decisões dos órgãos gestores para ações de retirada da população em risco e de seus bens materiais.

Representante da DHI mostra as aplicações dos
softwares da linha Mike
Na parte da tarde, após as discussões sobre os softwares da DHI, o Grupo de Liderança Executiva de Hidrologia avaliou os modelos de previsão de mapeamento de inundação, e também discutiu o cronograma de implantação de novos sistemas de alerta hidrológico.

Atualmente, a CPRM possui quatro sistemas em operação: sistema do Rio Doce, em Minas Gerais; do Rio Negro/Solimões, no Amazonas; do Pantanal, no Mato Grosso do Sul; e do Rio Caí, no Rio Grande do Sul. Estão em fase de implantação os sistemas do Rio Muriaé, abragendo Minas Gerais e Rio de Janeiro; Rio Taquari, no Rio Grande do Sul; Rio Acre,no Acre; Rio Parnaíba, no Piauí, e Rio Branco, em Roraima.

Até o momento os quatro sistemas em operação abrangem 22 municípios e a meta, com a instalação e operação dos cinco novos sistemas, é atender, até o final deste ano, 47 municípios.

Participaram da avaliação: Frederico Peixinho, Achiles Monteiro e Andréa Germano, do Dehid; Márcio Cândido, Elizabeth Davis, Éber Pinto e Artur Matos, da Sureg-BH;  e Carlos Dantas, da Sureg-RE.