terça-feira, agosto 20

Técnicos da CPRM aprimoram conhecimentos para aplicação no Projeto de Regionalização de Vazões


Éber Pinto ministra o curso para técnicos de
 várias unidades da CPRM
Com o objetivo de treinar a equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que executa o Projeto de Regionalização de Vazões, o pesquisador em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), Éber Pinto, ministrou, no período de 12 a 14 de agosto, o curso “Regionalização da Q95%”.


As vazões com permanência de 95% são utilizadas no cálculo de energia firme das centrais hidrelétricas a fio d’água (sem reservatórios). Também são usadas como vazão de referência para a outorga de uso dos recursos hídricos em alguns estados brasileiros.

O Projeto de Regionalização de Vazões é coordenado pela pesquisadora em Geociências, Myrla Vieira, do Departamento de Hidrologia da CPRM.

Participaram do curso os técnicos: Andressa Azambuja, da Sureg de Belém; Rodrigo Albuquerque, Múcio Virais e Keyla dos Santos, da Sureg de Recife; Djalena Marco de Melo, da Residência de Teresina; Karine Pickbrenner e Francisco Marcuzzo, da Sureg de Porto Alegre; Paula Freire, da Residência de Fortaleza; e Myrla Vieira, da Sureg de Salvador.