quarta-feira, agosto 7

Recuperação ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina


O trabalho está sendo coordenado pela CPRM
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está coordenando a recuperação ambiental de áreas degradadas pela explotação de carvão no Estado de Santa Catarina. A Área Belluno é a  primeira área degrada a ser recuperada, está localizada no município de Siderópolis, onde os trabalhos começaram em junho  com a remoção da vegetação e remodelamento topográfico para isolamento de rejeitos da antiga lavra que impactam os recursos hídricos da região. 

A CPRM elaborou o diagnóstico e os projetos executivos 
das áreas que serão recuperadas
“Essa mina a céu aberto foi explorada nas décadas 50 e 60 do século passado  e  o passivo ambiental compreende rejeitos da lavra e lagoas de água ácida numa área de superfície de 42 hectares”, explica o geólogo  Irineu Capeletti, responsável  por acompanhar a execução das obras de recuperação ambiental em Santa Catarina.

Capeletti destaca que o trabalho da CPRM  faz parte de uma  determinação do   Ministério de Minas e Energia,  que encarregou a CPRM  de promover a licitação e a contratação de empresa especializada para executar os trabalhos de recuperação ambiental de áreas  degradadas  da região carbonífera de Santa Catarina que estão sob a responsabilidade da  União.


“A CPRM elaborou o diagnóstico e os projetos executivos de todas as áreas impactadas pertencentes ao espólio de duas empresas de mineração falidas, que totalizam uma área de superfície de cerca de mil hectares e duas centenas de bocas de mina abandonadas”, destaca o geólogo. 

Remoção da vegetação e remodelamento topográfico
Placa institucional da obra