sexta-feira, agosto 9

CPRM inicia o Projeto Agrominerais do Brasil, em parceria com a Codevasf

Stênio Pereira, Leandro Gaudenzi e representantes
da Codevasf 

Entre 25 de julho e 08 de agosto transcorreram os trabalhos de campo do Projeto Agrominerais do Brasil na região de  Irecê e Jaguarari, no âmbito da Sureg-SA. O projeto, sob chefia da geóloga Alessandra Blaskowski, tem consultoria/orientação da geóloga Magda Bergmann, conta com a participação do geólologo Oliveira Cavalcante da DIMINI Brasília, e visa caracterizar materiais para uso em remineralização de solos, por demanda da Codevasf, Companhia  de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, em novos assentamentos no Baixio de Irecê. Trata-se mais um projeto da DGM, sob coordenação geral do DEREM e técnica pela DIMINI.


Os pesquisadores centraram os estudos nos descartes de mineração com maior potencial para suprimento de macro e micronutrientes às plantas, em adequação aos solos e cultivos a serem introduzidos nos assentamentos. Foram amostradas bacias e pilhas de rejeitos de lavras  de grande porte, como a Caraíba Mineração, Galvani e Ferbasa, além de pilhas de rochas extraídas em  garimpos de esmeraldas da região de  Carnaíba e Socotó,  ricas em potássio, magnésio e cálcio, além de descartes de outros empreendimentos mineiros.


As amostras serão encaminhadas para caracterização litoquímica, petrográfica, e granulométrica, e posteriormente podem ser destinadas a testes agronômicos a cargo da EMBRAPA e da UNB.




Coleta de amostras na bacia de rejeitos da
Mineração Galvani-Irecê
Pilhas de rejeito garimpo Carnaíba de Cima-Pindobaçú