quarta-feira, agosto 28

Metodologias de trabalho para a prevenção em áreas de risco são apresentadas no Ceará

Técnicos acompanham a aula sobre medidas
estruturais e não estruturais
Desenvolver mecanismo de planejamento e gestão que permita controlar as causas que provocam ou ampliam os impacto das cheias, este foi um dos tópicos debatidos durante as aulas oferecidas aos participantes do curso “Capacitação de Técnicos para a Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”, que está sendo realizado, no período de 26 a 30 deste mês, em Fortaleza - CE.

Na programação de quarta-feira (28/8), ofertada aos cerca de 80 técnicos inscritos, o geólogo Carlos Eduardo Osório Ferreira, do Departamento de Gestão Territorial da CPRM (Deget), abordou temas importantes para o trabalho de prevenção nos municípios cearenses. Os temas apresentados e debatidos foram: gerenciamento de áreas riscos; obras de contenção; e hidrologia (dinâmica fluvial e monitoramento de cheias).  

Subtenente Marcos Costa destacou os conhecimentos
adquiridos no uso de equipamentos 
Durante o curso, os instrutores da CPRM apontaram as medidas necessárias para controle de enchentes e inundações. Nesse quesito Carlos Osório explicou em detalhes o conjunto de medidas de prevenção e gerenciamento de risco, fundamentais para que as ações de defesa civil tragam resultados objetivos e positivos. Ele dividiu em dois tópicos: medidas estruturais constituídas através de intervenções por meio de obras e/ou remoções de populações ameaçadas; e aquelas não estruturais, representadas pelas ações preventivas de planejamento e defesa civil.

O coordenador-executivo do Deget, Jorge Pimentel, fez o fechamento das aulas do dia, apresentando a metodologia da ação emergencial do Governo Federal para a prevenção de desastres naturais resultantes de movimento de massa e inundações.

Segundo o chefe da Defesa Civil de Sobral, subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Costa, o conhecimento adquirido no curso irá permitir desenvolver um trabalho conjunto com outros órgãos, como a Defesa Civil de Sobral e os Núcleos de Defesa Civil de Sobral, município que está localizado em uma região de serra, onde ocorrem constantes deslizamentos de rocha e tremores de terra. Costa elogiou a abrangência do curso, que abordou todas as ocorrências de riscos e desastres naturais, e ressaltou que um dos temas mais importantes foi o aprendizado do uso de equipamentos, em especial do GPS, que facilitará o trabalho de mapeamento de áreas de risco, com vistas a uma melhor prevenção e abrandamento dos efeitos destes eventos.

Josimeire Silva, coordenadora da Defesa Civil do Crato
Já a coordenadora da Defesa Civil do Crato, Josimeire de Melo Silva, disse que os conhecimentos adquiridos no curso serão agregados ao plano de contingenciamento de estudos das áreas de maior risco que a defesa civil do Crato está desenvolvendo no canal do Rio Granjeiro, onde ocorreu uma grande enchente, em janeiro de 2011, que praticamente destruiu o canal e provocou enormes prejuízos para a população.


O curso, ministrado pelos geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Carlos Osório, Jorge Pimentel, Ricardo Brandão e Luis Carlos Bastos, tem como objetivo treinar técnicos municipais da defesa civil para atuar em regiões com incidências de desastres naturais sobre populações urbanas no estado do Ceará.