quarta-feira, agosto 28

Diretor apresenta perspectivas da geofísica no Brasil


Diretor Roberto Ventura fala das perspectivas 
da geofísica no Brasil
O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura participou hoje (28/8) do grupo de palestrantes do programa técnico do 13° Congresso Internacional de Geofísica, que acontece no Rio de Janeiro. Ele falou sobre as perspectivas futuras para os levantamentos geofísicos no Brasil. Ventura destacou o trabalho de geofísica desenvolvido pela CPRM. Segundo ele, a instituição acaba de realizar uma série de cartas de interpretação e integração geofísica-geológica em diversas regiões do país. A palestra reuniu representantes da comunidade acadêmica internacional, além de pesquisadores brasileiros.

Roberto Ventura citou ainda que quase 100% do território brasileiro – embasamento cristalino – já foi recoberto com levantamentos aerogeofísico – magnetometria e espectrometria – utilizando modernas ferramentas tecnológicas com linhas de voo de espaçamento de 500 metros. Além disso, o diretor apresentou as principais metas da CPRM para os próximos anos no desenvolvimento da geofísica na instituição. Dentre elas, estão treinamentos para pesquisadores que atuam na área; desenvolvimento de novas técnicas; e melhorar o conhecimento das características das rochas utilizando como técnicas de apoio a matemática e física.


O geólogo João Batista Freitas durante apresentação
Apresentações – Os geólogos, Marcos Muniz e João Batista Freitas, ministraram palestra sobre os levantamentos aeromagnéticos da CPRM. Eles explicaram as novas contribuições da aeromagnetometria ao conhecimento geológico do sudoeste de Rondônia. Segundo Muniz, há mais de 10 anos a CPRM vem realizando esse trabalho em alta resolução em todo país. “Acredito que foi fundamental a divulgação desse nosso trabalho para um grande grupo que está interessado em geofísica. Isso mostra a importância das pesquisas realizadas pelos técnicos da CPRM”, avalia o geólogo.