segunda-feira, agosto 5

CPRM participa do VIII Simpósio Sul Brasileiro de Geologia

Mesa de abertura do VIII Simpósio Sul Brasileiro de Geologia

O VIII Simpósio Sul Brasileiro de Geologia, realizado de 21 a 24 de julho em Porto Alegre, abordou o tema “A geologia para o desenvolvimento da sociedade evolução e potencialidade mineral da região Sul do Brasil”. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) – Núcleo RS/SC, que retomou um importante evento técnico-científico após 14 anos da sua última edição. 

O Simpósio teve como objetivo discorrer sobre como a geologia está presente no dia a dia das demandas da sociedade brasileira e da população mundial e a importância da atuação do geólogo em áreas prioritárias da sociedade. Também abordou os programas vinculados à área da geologia desenvolvido na esfera do Governo Federal. Contou com aproximadamente 370 inscritos e 240 trabalhos técnico-científicos nas modalidades oral e pôster.

O superintende regional da CPRM em Porto Alegre, Andriotti destacou a importante participação dos estudantes para o fomento de discussões sobre o tema e a presença dos técnicos da CPRM com palestras e o museu de geologia. Informou que a CPRM está presente na maioria dos eventos técnicos para difundir o conhecimento geológico.

Apresentação do geólogo Francisco
Valdir Silveira
O geólogo Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem/ DGM), falou no evento sobre a importância da CPRM em conceber a informação geológica básica. Que o orçamento anterior a 2013 era de 100 milhões de reais e hoje de 500 milhões de reais. “Isso mostra a importância do trabalho da CPRM nos últimos cinco anos, inclusive por estar inserido nas linhas de ação governamentais”, afirmou Valdir.