sexta-feira, julho 19

Governo amplia oferta de água no Nordeste

Canteiro de obras do poço na região de Arco Verde e 
Ibimirim em Pernambuco 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está perfurando poços estratégicos para abastecer à população com água de qualidade nos municípios do semiárido nordestino. O primeiro poço profundo de Pernambuco, na Bacia do Tucano, está sendo perfurado no município de Ibimirim. A região vai receber outro poço, que juntos vão ampliar o abastecimento de água da cidade de Arco Verde, que possui 70 mil moradores. O estado vai receber também outros dois poços, nos municípios de Serra Talhada e Mirandiba.

“Estamos perfurando poços em bacias sedimentares para formar uma rede estratégica para ampliar a oferta de fontes permanentes de água de boa qualidade para atender à população de municípios assolados pela seca”, destaca o diretor da CPRM, Thales Sampaio. A tecnologia empregada na perfuração dos poços em Pernambuco é a mesma utilizada na busca por petróleo. O trabalho está sendo coordenado pela equipe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração, e conta com o apoio da Superintendência Regional de Recife. 

Os poços vão integrar a rede de abastecimento 
do município de Arco Verde
Na Bahia, o trabalho está em estágio avançado. De quatro poços profundos que serão instalados no estado, dois já estão concluídos, nos municípios de Euclides da Cunha e Canudos. No Rio Grande do Norte serão três poços. O primeiro, no município de Apodi, já está em fase de perfuração. Em Quixeré, Araripe e Juazeiro do Norte, no Ceará, os trabalhos de perfuração começam ainda neste mês.

Ao todo, serão instalados 21 poços de alta vazão.Cada um deles terá capacidade para extrair até 100 metros cúbicos de água por hora. A profundidade dos poços variam entre 400 e 700 metros. O objetivo é abastecer imediatamente os municípios afetados pela estiagem. A ação é coordenada pelo Ministério da Integração e faz parte do plano do governo para ampliar a oferta de água para o consumo humano em regiões do Nordeste afetadas pela seca.

A CPRM tem o desafio de perfurar e instalar os poços profundos em áreas estratégicas de bacias sedimentares dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí.Ao final do ano, quando todos os poços estarão concluídos e, em pleno funcionamento, eles irão beneficiar cerca de 720 mil pessoas.


Equipe da CPRM acompanha a execução do trabalho