sexta-feira, julho 19

CPRM participa do VIII Simpósio Sulbrasileiro de Geologia


Técnicos e pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão participando do VIII Simpósio Sulbrasileiro de Geologia (SSG). Este ano, o evento traz o tema Geologia Sustentável – Geologia para a Sociedade e contará com a presença do chefe do Departamento de Recursos Minerais Francisco Valdir, representando o diretor Roberto Ventura na ocasião. O encontro está sendo realizado na cidade de Porto Alegre (RS) dos dias 21 a 24/7, onde paralelamente será realizado o I Workshop dos Recursos Minerais da Região Sul do Brasil com a temática “Terras Raras no Brasil: potencialidade e projetos na região sul”.


O evento é constituído de sessões temáticas, que abrangem subáreas da geologia tradicionalmente inseridas nos currículos dos cursos de graduação de geologia do país, e sessões temáticas especiais, que abordam temas relevantes e atuais voltados a importância da geologia para o desenvolvimento da sociedade. Francisco Valdir explica que o evento visa divulgar as atividades. “Com os trabalhos que iremos apresentar, vamos divulgar novas atividades de pesquisa. Além disso, também vamos mostrar os desafios da empresa com o Novo Marco Regulatório da Mineração e as perspectivas para o futuro”, disse.


A CPRM este ano coordena também a visitação a um Mini-Museu aos estudantes dos últimos anos do ensino médio, em colaboração com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com a diretora-presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), o SSG abordará sobre a geologia para o desenvolvimento da sociedade e a evolução e potencialidade mineral da região Sul do Brasil. “Queremos levar à sociedade uma ampla discussão sobre estes temas extremamente relevantes para a sociedade brasileira”, explicou.


O Simpósio contará ainda com sessões temáticas com as principais áreas do conhecimento da Geologia, palestras, apresentação de trabalhos, mini-cursos, excursões e apresentações orais e pôster.