sexta-feira, julho 19

Expedição promove intercâmbios entre cientistas brasileiros e europeus

A expedição promoveu intercâmbio entre 
pesquisadores brasileiros e europeus

Pesquisadores da CPRM, da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto francês IRD, do Instituto Holandês NIOZ e da Universidade Jacobs da Alemanha, percorreram o rio Amazonas, de Santarém até a foz do Atlântico, coletando dados, fazendo amostragens, análises e procedimentos químicos.

O projeto CLIM-AMAZON visa promover intercâmbios entre cientistas brasileiros e europeus na área de geociências e estudos ambientais, por meio de encontros científicos, visitas de pesquisadores europeus experientes ao Brasil e pesquisadores brasileiros a universidades europeias que se proponham a desenvolver pesquisas com novas abordagens na região amazônica.

Durante a campanha foram realizadas várias medições de descarga líquida e sólida, além de amostragem pontual da concentração de sedimentos e granulometria, e qualidade d'água. Algumas das medições e amostragens foram realizadas em locais inéditos.


A CPRM colaborou com o evento dando apoio de pessoal, logístico e operacional. Contou com a participação do engenheiro hidrólogo, Victor Paca, técnicos em hidrologia, Bosco Alfenas, José Messias e Renato; e os professores da UnB Elton Dantas, Henrique Roig e as doutoradas Annette Süssenberg, Elsbeth von Soelen, Gila Merschel e a pesquisadora Kim Jung-Hyun, e o oficial da Marinha Tobias Carvalho.