sexta-feira, maio 31

Técnicos de Belo Horizonte avaliam o novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais de Minas Gerais

Márcio Silva abre o encontro de apresentação do 
novo mapa
A Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi), da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM (Sureg-BH), realizou, nesta terça-feira (4/6), um encontro de trabalho com a apresentação do novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais, abordando novas ideias e a evolução do conhecimento geológico de Minas Gerais.

A reunião, que contou com a presença maciça de técnicos da Sureg-BH, teve como objetivo promover uma troca de informações e conhecimento e debater as hipóteses levantadas sobre a evolução geológica dos diversos terrenos dessa porção do Sudeste brasileiro.  Essas hipóteses surgiram durante o trabalho de integração e síntese de cartas geológicas (cerca de 70 novos mapas geológicos) na escala de 1:100.000.

O geólogo Claiton Pinto aborda a evolução do 
conhecimento geológico de Minas Gerais 
Claiton Piva Pinto, coordenador e executor do mapa, explicou que atualmente Minas Gerais tem mais de 80% do seu território mapeado na escala 1:100.000. A partir desse novo mapa está sendo preparada uma carteira de projetos - a serem submetidos aos gestores da CPRM – que deverão nortear os futuros trabalhos da Geremi-BH. “Um dos pontos dessa visão de futuro é aprimorar a qualificação dos técnicos da Sureg-BH”, afirmou Claiton Pinto.

Segundo o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Márcio Silva, o novo mapa fornecerá informações atualizadas e mais detalhadas da geologia e dos recursos minerais do estado, constituindo-se num instrumento de planejamento e gestão e de atração e fomento de novos investimentos em Minas Gerais.

O novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais, que deverá ser lançado brevemente, é fruto de parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).