sexta-feira, maio 31

Serviço Geológico do Brasil é destaque no III Simpósio de Metalogenia


Autoridades convidadas para compor 
a mesa de abertura
Promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e de outras instituições, o III Simpósio de Metalogenia traz o tema “Os novos depósitos minerais brasileiros”. O encontro pretende divulgar e integrar os conhecimentos acadêmicos e da indústria mineira de depósitos minerais no Brasil. O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura, representa a CPRM no evento que acontece de 2 a 5/6 em Gramado (RS). Técnicos e pesquisadores da CPRM farão apresentações orais do assunto, além de exposições no programa pôster.


Diretor Roberto Ventura (DGM) divulga os novos
projetos da CPRM
Durante a solenidade de abertura, Roberto Ventura destacou que o Governo Federal investiu nos últimos oito anos, cerca de 700 milhões de reais em levantamentos geológicos realizados pela CPRM. O diretor ressaltou os projetos que a empresa tem executado durante esse período e anunciou os novos trabalhos para os próximos anos, como os estudos de geologia marinha. “No simpósio de 2009 eu mencionei a necessidade de um envolvimento maior da nossa comunidade com a geologia econômica ou metalogenia dentro da geologia marinha, e hoje temos resultado: um material significativo do elevado do Rio Grande”, disse. Ventura ainda anunciou que a CPRM abriu concurso público com 355 vagas.

O secretário-adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Telton Elber Correa foi o conferencista da noite. Ele destacou o importante papel que a CPRM recebeu dentro do  Plano Nacional de Mineração até 2030. “Temos metas ambiciosas onde o Serviço Geológico do Brasil possui um papel fundamental de protagonista desse processo. A SGM tem trabalhado para que a CPRM tenha capacidade orçamentária e recursos humanos para realização destes serviços em parcerias com outras entidades. É interesse do Governo Federal o atingimento dessas metas e a divulgação da informação geológica”, afirmou.
O secretário-adjunto da SGM/MME, Telton Elber Correa 
destaca o papel da CPRM

O Simpósio de Metalogenia conta com a participação do chefe da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), José Leonardo Andriotti, o chefe do departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir Silveira, de graduandos e pós-graduandos da UFRGS, representantes da Agência de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e da Society of Economic Geologists (SEG).


Pesquisadores da CPRM apresentarão trabalhos


Empregados da CPRM assistem a abertura do Simpósio
Durante os próximos dias, pesquisadores da CPRM farão palestras e apresentações no Simpósio. O chefe do departamento de recursos minerais, Francisco Valdir Silveira  fará palestra sobre  o tema “Exploração mineral e metalogenia na CPRM: Caso dos minerais estratégicos do Brasil.” A programação  das apresentações  de pôster contará com diversos trabalhos de técnicos da CPRM de todo Brasil que estão presentes no evento.