sexta-feira, maio 31

CPRM divulga Relatório de Ação Emergencial na cidade de Lapão na Bahia



Diretor -presidente Manoel Barretto e o secretário
Sérgio Gabrielli durante a exposição

Em reunião realizada nessa segunda-feira (3/6) na Superintendência de Salvador, o diretor- presidente da CPRM Manoel Barretto entregou o Relatório Final de Ação Emergencial elaborado pela equipe técnica em Lapão ao prefeito da cidade José Ricardo Barbosa.  Participaram da reunião o secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sergio Gabrielli, o assessor Antônio José Pinheiro Rivas, o superintendente  Teobaldo Rodrigues e o coordenador da Defesa Civil do Estado Salvador Brito, além de toda equipe responsável pelos estudos.


Exposição do geólogo Francisco Negrão 
Após a apresentação do Relatório houve um intenso debate sobre as ocorrências de desabamento explicitadas no Relatório e as consequências para a população da cidade de Lapão. O trabalho da CPRM foi bastante elogiado pelo secretário de Planejamento, coordenador da Defesa Civil e demais participantes, evidenciando a preocupação do Governo Federal com os desastres naturais que se abatem sobre as populações, nas grandes cidades e municípios do interior.

O Relatório faz parte do Projeto de mapeamento de áreas de risco geológico desenvolvido pela CPRM em todo o Brasil. Em razão da especificidade dos problemas da cidade de Lapão, a CPRM enviou uma equipe multidisciplinar. Fizeram parte técnicos da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro da DHT, Amilton de Castro Cardoso, Carlos Eduardo Oliveira, Fernando Lúcio Cunha, Francisco Inácio Negrão e Ivan Bispo de Oliveira Filho. E pela DGM, Angeval Alves Brito e Roberto Gusmão de Oliveira.


Manoel Barretto, José Gabrielli, José Barbosa, 
Salvador Brito e Teobaldo Rodrigues
A CPRM realizou Levantamentos Geofísicos, Hidrogeológicos e Análise de Risco da Cidade de Lapão e Bacia do Rio Juá onde vem ocorrendo rachaduras no solo e desabamento de edificações por conta da superexploração da água do subsolo através de poços. A CPRM ainda realizará o detalhamento dos estudos de campo com o objetivo de auxiliar na indicação de vetores de crescimento de menor risco para a sede do Município.