sexta-feira, junho 7

Técnicos da CPRM apresentam Trabalhos durante Simpósio sobre Metalogenia



Estande da CPRM recebeu centenas visitantes 
durante o simpósio
Durante o III Simpósio de Metalogenia, técnicos de diversas unidades regionais da CPRM apresentaram trabalhos sobre recursos minerais que estão sendo pesquisados pela empresa.  O encontro buscou divulgar e integrar os conhecimentos acadêmicos com o setor mineral no Brasil. O encontro foi realizado durante os dias 2 a 5 de junho em Gramado (RS).  Na ocasião, o chefe do Departamento de Recursos Minerais Francisco Valdir Silveira, ministrou palestra sobre “Exploração Mineral e Metalogenia na CPRM: Caso dos minerais estratégicos do Brasil”.

José Andriotti entrega o Kit de Coleção de Rochas 
e Minerais para o secretário-adjunto da SGM/MME,
 Telton Elber Correa
A Superintendência de Porto Alegre (Sureg/PA) foi responsável pela montagem do estande e a organização foi feita pela Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Gerid).  Alessandra Rahel do Gerid, conta que o espaço foi essencial para divulgar os produtos e serviços da CPRM. “Tentamos focar nosso estande para o assunto do Simpósio.” Os visitantes puderam assistir vídeos institucionais e conhecer mapas geológicos do estado do Rio Grande do Sul. “Distribuímos amostras de rochas de ocorrência predominante da região como: Citrino; Quartzo; Cristal de Rocha e Ametista”, conta Alessandra.

Estande Interativo - A novidade do estande foi a TV CPRM que exibiu vídeos sobre os projetos que estão sendo executados pela empresa, como os mapeamentos de áreas risco e levantamentos geológicos. “Os vídeos chamaram bastante atenção das pessoas que visitam nosso estande, pois elas tiveram a oportunidade de conhecer melhor nosso trabalho”, destacou Alessandra. Os visitantes que passaram pelo estande participaram de sorteio com o “Kit de Coleção de Rochas e Minerais”, do museu de geologia da Sureg/PA.

Apresentações - Durante o simpósio, técnicos da CPRM apresentaram diversos trabalhos sobre recursos minerais. Foram seis apresentações orais e oito trabalhos exibidos na sessão pôster. Os trabalhos abordaram assuntos que foram desde a pesquisa para fosfato no Brasil, aerogeofísica como ferramenta para identificação de novos depósitos de agrominerais, até a caracterização petrográfica e morfologia de minerais indicadores do kimberlito.