quinta-feira, junho 6

CPRM participa de Audiência Pública no Senado Federal


Francisco Valdir durante apresentação 

O geólogo Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem/DGM), participou nesta quinta-feira (6/6) de Audiência Pública da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

O foco da audiência foi debater ações para os minerais estratégicos do país, com a criação de um novo marco regulatório que possibilite o desenvolvimento de uma cadeia produtiva para o setor. Foram abordados temas como a participação do setor privado, tratamento diferenciado para os minerais estratégicos e parcerias público-privadas, cooperação internacional, entre outros.  

A apresentação do geólogo da CPRM, Francisco Valdir Silveira, tratou o tema minerais estratégicos: avaliação do potencial de Terras Raras no Brasil, além de trazer históricos e mapeamentos realizados pela CPRM. A geóloga Lucy Chemale e a assessora parlamentar, Manuella Rocha, também acompanharam o evento.


Adriano Trindade, Marcelo Tunes, Anibal Diniz, José 
Farias de Oliveira, Paulo Lima Francisco Valdir
Na ocasião estiveram presentes o senador Valdir Raupp, senador Anibal Diniz, presidente da Subcomissão Temporária para Elaboração do Marco Regulatório da Mineração e Exploração de Terras Raras no Brasil (CCTSTR), Francisco Valdir, Marcelo Tunes, diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo César Lima, consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Adriano Trindade, advogado e especialista em Direito Minerário e José de Oliveira, professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra.

A Audiência Pública Conjunta decorre dos requerimentos 003/2013 – CCT e 001/2013 – CCTSTTR, de autoria do Senador Luiz Henrique. Esta foi a terceira Audiência Pública conjunta entre CCT e CCTSTTR, a próxima Audiência está marcada para a próxima quinta-feira (13/6), no Senado Federal. 

Público presente no evento