sexta-feira, junho 7

CPRM promove semana do meio ambiente



Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Comissão de Sustentabilidade da CPRM promoveu a Semana do Meio Ambiente na empresa com uma série de atividades em todas as unidades regionais. As atividades  foram voltadas para conscientizar empregados e colabores sobre a importância de práticas sustentáveis dentro e fora da instituição. A abertura da Semana do Meio Ambiente foi realizada na Casa Brazil, na terça-feira (4/6), no escritório do Rio de Janeiro, com palestra do geólogo Jorge Pimentel sobre atuação da CPRM na prevenção de riscos geológicos.

Na abertura da semana, a coordenadora da Comissão de Sustentabilidade da CPRM, Isabel Tombini, destacou a importância do programa “CPRM Sustentável”, desenvolvido pela Diretoria de Administração de Finanças (DAF), que busca difundir uma nova cultura dentro da empresa. O programa está sendo implementado nas unidades regionais com diversos projetos  de cunho sustentável, como o Plástico Zero, que está substituindo o uso de copos descartáveis por canecas de fibra de coco. Tombini explicou ainda conceitos de sustentabilidade e frisou que o tema faz parte da missão da empresa. “A nossa missão fala sobre isso. O negócio da empresa gera sustentabilidade”, avaliou a coordenadora.


Palestra sobre risco geológicoPimentel falou sobre a atuação da empresa na prevenção de desastres naturais. Ele explicou metodologias utilizadas nas ações de mapeamento de áreas de risco, e usou como exemplo a região Serrana do Rio, afetada por fortes chuvas e inundações em 2011, para exemplificar o trabalho que está sendo realizado pela CPRM. O geólogo informou que a meta da empresa é mapear áreas de risco em 821 municípios brasileiros. Segundo ele, até o momento já foram mapeados 362 municípios.

Pimentel enalteceu o trabalho da equipe de profissionais da instituição que estão percorrendo diversas localidades do país. “Às vezes, o município nunca viu um geólogo. Nós realizamos o mapeamento e compartilhamos os resultados com os gestores municipais. Isso também pode ser entendido como uma prática sustentável”, disse. O geólogo destacou também a atuação das mulheres nesse trabalho. “Hoje metade da nossa equipe é formada por mulheres. Elas são responsáveis por mapear municípios da região amazônica, percorrem lugares de difícil acesso por amor à profissão”, elogiou.

O geólogo Jorge Pimentel palestra sobre risco geológico

Canto Sustentável – O coral, composto por colaboradores da empresa, apresentou, sessão de canções “sustentáveis”. É o que explica o maestro Mário Assef, que há 19 anos realiza o ensaio do grupo nas quartas e sextas. “Durante a apresentação, cantamos músicas que se conectam ao meio ambiente, que falam de problemas ecológicos, da água no mundo e que inspiram a natureza. Defendemos que o canto é uma postura sustentável”. Canções como “Planeta Água” (Guilherme Arantes); “El Grillo”, (Renaissance); “Tarde em Itapoã” (Vinicius de Morais), fizeram parte do repertório especial.

Coral da CPRM entoa “canções sustentáveis”, 
durante a semana do meio ambiente

Talentos internos – O projeto Talentos Internos, especial do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizou workshop com exposição de orquídeas e outros tipos de plantas. Além de aula prática de como cuidar e cultivar as espécies em diversos tipos de ambiente. A apresentação foi feita pela coordenadora executiva Maria da Glória Moura, da Consultoria Jurídica (Cojur). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as espécies, receberam dicas de como identificar o que a planta está necessitando e como prevenir acidentes e doenças. Moura esclareceu dúvidas e promoveu debate sobre o assunto.
 

Maria Moura realiza workshop no projeto
Talentos Internos

Show de grafite – O depósito de coleta seletiva e o bicicletário acabam de ganhar uma nova cara. Com o objetivo de incentivar o uso diário, os locais receberam novas cores na arte de grafite. Os desenhos, que remetem a natureza e o logotipo do projeto, foram feitos pelo grafiteiro Rodrigo Guimarães. O bicicletário foi inaugurado no escritório do Rio de Janeiro há seis meses e é resultado de sugestões dos empregados dadas no workshop de sustentabilidade que foi realizado no ano passado. O programa revitalizou o depósito construído para a coleta seletiva. Na ocasião, as crianças da creche finalizaram o grafite com marcas de suas mãos representando as flores do desenho. 


Grafite pronto