sábado, junho 8

Geólogo da CPRM é aprovado com louvor em defesa de doutorado na UFOP

Marco Aurélio, a esquerda, durante defesa da tese
No dia 6 de junho, o geólogo Marco Aurélio Piacentini Pinheiro, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), defendeu tese de doutorado no Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, com o tema: “Geologia e Petrogênese de Corpos Máfico-Utramáficos da Faixa Brasília Sul, Borda Sul do Cráton São Francisco – MG”.

O estudo tratou das associações de rochas metamáfica-ultramáficas em diferentes áreas da borda sul do Cráton São Francisco. O objetivo foi contribuir para avançar no conhecimento sobre a evolução crustal da região. As pesquisas foram executadas em duas associações tidas como neoproterozóicas: uma em meio a metassedimentos orogênicos na região de Andrelândia; e a outra ao sul do Complexo Campos Gerais, em uma unidade tectônica denominada Complexo Petúnia.

As pesquisas comprovaram que o Complexo Petúnia é constituído por associações desmembradas de uma suíte acamadada arqueana. E na região de Andrelândia, os meta-basitos são constituídos de rochas com afinidades químicas de basaltos oceânicos de idades riacianas.


A tese foi aprovada por unanimidade, recebendo a menção de louvor pela banca examinadora composta pelos professores-doutores: Adelir José Strieder, da Universidade Federal de Pelotas – RS; professor Rudolph Allard Johannes Trouw da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Gláucia Nascimento Queiroga e Newton Souza Gomes, da Universidade Federal de Ouro Preto; e o orientador Marcos Tadeu de Freitas Suita, também da Universidade Federal de Ouro Preto.

Acompanharam a defesa de tese o assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais e coorientador do trabalho de doutorado, Luiz Carlos da Silva; o gerente de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) da Superintendência de Belo Horizonte da CPRM, Márcio Silva; o supervisor da Geremi, Orivaldo Baltazar; o geólogo Claiton Piva Pinto; e vários outros pesquisadores em Geociências da Sureg-BH.

Os estudos e desenvolvimento da tese foram realizados em área de interesse da empresa. Durante o desenvolvimento da tese, Marco Aurélio esteve em regime de liberação parcial, executando os trabalhos de petrografia e mapeamentos da CPRM normalmente.