segunda-feira, junho 10

CPRM adquire 46 estações telemétricas para o Sistema de Informações de Alerta de Cheias e Inundações


Frederico Peixinho, Andriotti e Marcos Alexandre 
avaliam importância do treinamento para 
operação das novas estações 
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), instalou, no dia 06/06, no município de Estrela (RS), a primeira estação telemétrica na cidade, integrando-se às estações do Sistema de Alerta do Rio Taquari, que encontra-se em implantação pela Sureg-PA.

A instalação da estação de Estrela foi a primeira de um total de 46 instalações adquiridas da empresa Hobeco, para os Sistemas de Informações de Alerta de Cheias e Inundações executados pela CPRM em todo o país.

O evento contou com a presença do chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Cláudio Peixinho, que esteve no Rio Grande do Sul para acompanhar os procedimentos de instalação e o treinamento para a operação das estações adquiridas. O Sistema de Informações de Alerta de Cheias e Inundações é uma ação do Plano Plurianual da CPRM. 


Treinamento

Como parte do processo de instalação dos equipamentos das estações telemétricas, a CPRM promoveu, no período de 4 a 7 de junho, nas dependências da Sureg-PA, um treinamento ministrado pela Hobeco, para técnicos e pesquisadores em Geociências que atuam na área de hidrologia.

Participantes do treinamento para operação das 
estações telemétricas
Sob a coordenação da engenheira-hidróloga, Andréa Germano, coordenadora-executiva da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), equipes de sistemas de alertas das unidades da CPRM de Belo Horizonte, São Paulo, Manaus, Teresina, Porto Velho, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro participaram do treinamento, recebendo o conhecimento necessário para instalar e operar os novos equipamento que serão utilizados nos Sistemas de Alertas Hidrológicos em várias regiões do país.

Instalação da estação telemétrica no Rio Taquari,
 em Estrela-RS
Além das informações teóricas, o treinamento contou também com parte prática, envolvendo a instalação da estação telemétrica na bacia do rio Taquari, em Estrela-RS.


No encerramento, o Superintendente Regional de Porto Alegre, José Leonardo Andriotti, e o Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Marcos Alexandre, manifestaram satisfação pela presença de todos naquela Unidade e destacaram os novos desafios da CPRM nesta área de atuação.