domingo, junho 9

Concluindo informe de materiais de construção da região metropolitana de Fortaleza

Geóloga da CPRM durante trabalho de campo

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizaram na semana passada mais uma etapa de campo com vistas à conclusão dos trabalhos do informe de materiais de construção da região metropolitana de Fortaleza. Eles visitaram os municípios de Caucaia, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Cascavel e Aquiraz. Na ocasião foram coletadas amostras diversas dos depósitos de areia, argila, saibro, rocha ornamental, calcário e diatomita.

O estudo vai ajudar a identificar o potencial mineral 
na região metropolitana de fortaleza

Os dados coletados servirão para elaboração de mapas geológicos e de recursos minerais, além da composição de capítulos inerentes ao informe. “Este projeto propiciará a identificação do novo potencial mineral desta região, muito importante no suprimento de insumos minerais para a construção civil, como suporte aos empreendimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal”, destaca Ruben Sardou, chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (DIMINI).


O trabalho de campo contou com participação dos técnicos da Residência de Fortaleza, Iris Gomes, que está chefiando o projeto, e da geóloga Maria Dulcineia , além do chefe da DIMINI, Ruben Sardou.  O projeto Materiais de Construção Civil é uma iniciativa da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, coordenado pelo Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Executado pela DIMINI em parceira com as unidades regionais.