terça-feira, outubro 30

Pesquisador do Serviço Geológico do Brasil utiliza dados da Rede Sismográfica Brasileira em tese de mestrado

O professor Marcelo Rocha (à esquerda) foi orientador do trabalho de Iago Costa


O pesquisador e geofísico da CPRM Iago Costa utilizou os dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), projeto do qual a CPRM faz parte, em sua tese de mestrado. A pesquisa foi orientada pelo coordenador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e coorientada pelo geólogo da Superintendência de Belém Marcelo Vasquez.

O objetivo do estudo consistiu em entender o manto litosférico da região Amazônica e suas implicações no entendimento de grandes depósitos minerais. O que o pesquisador fez foi mapear a variação da velocidade sísmica a partir de dados de tremores registrados por estações sismográficas da RSBR. Com isso foi possível fazer correlações para entender a distribuição de grandes depósitos minerais.

A pesquisa representa um primeiro modelo tomográfico que utiliza múltiplas frequências na América do Sul. “Neste trabalho foi realizada uma tomografia da Terra, análoga a tomografia computadorizada amplamente utilizada na medicina. No entanto, ao invés de utilizarmos raios-x, utilizamos telessismos”, explicou Iago.

A apresentação da tese foi no dia 26 de outubro na Universidade de Brasília e estará até o final do ano disponível no repositório da instituição.

Anna Reis
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400