terça-feira, outubro 2

Museu de Geologia aposta na interatividade para despertar interesse no conhecimento das geociências


Por que o pé do avestruz é igual ao do dinossauro? Esta dúvida dos alunos motivou os professores da Escola João XXIII a buscar o conhecimento dos pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O desafio foi aceito pela equipe do Museu de Geologia da Superintendência Regional de Porto Alegre e resultou na realização de uma palestra e oficina no dia 10 de setembro na escola em Porto Alegre.


Crianças pintam as réplicas de fósseis


A geóloga Andrea Sander, coordenadora do museu de Porto Alegre e do projeto Geociências nas Escolas da CPRM, deu início à aula especial falando sobre os dinossauros e o período em que eles habitaram a Terra. Em seguida, o geólogo Bruno Ludovico Dihl Horn foi convidado a explicar para as 20 crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental a teoria da evolução das espécies, respondendo ao questionamento dos alunos.

Para tornar esse momento único de aprendizado ainda mais interessante, foram distribuídas para os alunos réplicas de pés de dinossauros e amostras de fósseis que puderam ser manuseadas pela turma. Com as réplicas em mãos, foram convidados a pintar garras de alossauro e dentes de megalodon, que por fim ficaram de presente para os estudantes.

A criação de réplicas de fósseis foi uma iniciativa do Museu de Geologia para tornar o tema mais atraente para as crianças. A confecção de objetos em gesso a partir de moldes em silicone foi uma atividade idealizada pela geóloga Andrea Sander e desenvolvida pela paleontóloga convidada Marta Kerkhoff, com apoio da estagiária do Museu, estudante de Geologia da Unisinos, Nicole Montanari e o assistente do Laboratório de Laminação da CPRM, Rodrigo Peixoto Malikovski.  “Acreditamos que atividades lúdicas, que promovam a interação, atraem a atenção dos alunos, promovendo mais aprendizado”, destacou Andrea Sander. 


Geólogo Bruno Horn mostra o pé do dinossauro



Geóloga Andrea Sander



Geólogos Andrea Sander e Bruno Horn




Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361