terça-feira, outubro 2

Técnicos e pesquisadores da CPRM participam de repasse do treinamento do Serviço Geológico dos Estados Unidos


Os empregados da CPRM estiveram em Pirapora (MG) para o repasse do treinamento
do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS)

Com o objetivo de padronizar os trabalhos e incentivar a segurança nas atividades em campo, 30 funcionários da Superintendência de Belo Horizonte da CPRM receberam o treinamento “Técnicas de Medições com Equipamentos Acústicos, Utilização do Nível Eletrônico e Práticas de Pilotagem” em Pirapora (MG). O curso repassou o conteúdo dos treinamentos com o
Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) aos profissionais de campo e escritório da sessão de Hidrologia.

O treinamento teve como um dos temas a utilização do nível eletrônico
Além disso, os participantes tiveram momentos para discutir a utilização do nível eletrônico, equipamento relativamente novo na operação, assim como praticar pilotagem dos barcos com o motor de popa. Os profissionais mais experientes deram assistência e dicas de como navegar para fazer a medição de vazão, dando atenção à segurança total da equipe.

O principal software explorado pelos instrutores do treinamento foi o QRev, desenvolvido e utilizado pelo USGS. Essa ferramenta computacional verifica a qualidade das medições, bem como a correção, quando necessário. Durante a utilização do nível eletrônico, as equipes se juntaram para verificar como o equipamento funciona e fazer o trabalho topográfico em conjunto.

A prática de pilotagem constituiu a terceira parte do treinamento
A engenheira hidróloga e pesquisadora em geociências Luana Késsia ressaltou o caráter de integração do curso. Para ela, a troca de aprendizado entre os profissionais antigos e novos, do campo e do escritório, são essenciais para o enriquecimento do trabalho. “O impacto é direto, pois se trata de um conteúdo com o qual trabalhamos rotineiramente. Especialmente no meu caso. Trabalho mais no escritório e foi a primeira vez que tive contato com alguns equipamentos e rotinas em campo.”

O treinamento foi feito em três partes: medição de vazão, utilização do nível eletrônico e práticas de pilotagem. Para o pesquisador em geociências Marlon Coutinho, o método do curso “foi muito bom para o nivelamento dos profissionais e a consolidação do conhecimento adquirido”. Um dos instrutores do treinamento, Márcio de Oliveira Cândido, destacou que, além dos conteúdos apreendidos no encontro, “treinamentos como este permitem a troca de experiências entre os técnicos, aproximando-os uns dos outros para a formação de uma equipe sólida e produtiva”.

Os instrutores do treinamento Breno Guerreiro da Motta e Márcio Cândido