segunda-feira, outubro 15

Igualdade entre os gêneros e respeito à diversidade vira pauta na CPRM

Representantes das empresas vinculadas ao COGEMMEV se reúnem na 
CPRM para elaboração do plano estratégico para 2019 e 2020

Representantes das empresas que compõem o Comitê Permanente de Gênero Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (COGEMMEV) se encontraram durante os dias 8 e 10 de outubro na sede da CPRM no Rio de Janeiro para definir o planejamento estratégico de 2019 e 2020.


O objetivo da reunião foi finalizar o plano de ações para os anos seguintes. Ele será apresentado ao Ministério de Minas e Energia na assembleia geral ordinária do Comitê, que acontecerá em novembro deste ano em Foz do Iguaçu. Lorena Moraes, representante do MME, afirma que essas ações que compõem o planejamento estratégico do Comitê são sugestões a serem adotadas pelo MME e pelas empresas vinculadas a fim de fomentar a equidade de gênero, raça e diversidade nas instituições. “Nosso planejamento também está de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável lançados recentemente pelo PNUD e algumas empresas públicas, que estabelece diretrizes para o alcance da igualdade e respeito dentro das instituições. Nosso foco é no ODS número 5, que visa alcançar a igualdade de gênero”, explica Moraes. 

“O COGEMMEV está focado na questão do gênero no ambiente colaborativo. Como podemos avançar em termos de valorização da mulher, sobretudo da mulher negra, dentro das empresas? Como podemos acolher e respeitar nossos profissionais independentemente de orientação sexual? Tudo isso faz parte da nossa pauta”, afirma a coordenadora geral do COGEMMEV, Márcia Figueredo. “Vamos trabalhar questões como licença maternidade e tipos de assédio e violência dentro das empresas. Queremos trazer eixos básicos que sirvam de referência para as nossas instituições, que seriam termos para resguardar a equidade na contratação, por exemplo”, completa.

Lorena Moraes, representante do MME, participa 
da reunião da COGEMMEV na CPRM
Para a elaboração do planejamento, as representantes se dividiram em quatro eixos: Governança, para tratar da implementação das propostas; Comunicação, para compartilhar com as instituições vinculadas as ações a fim de alinhar todo o corpo que compõe o Comitê; Educação, para a criação de cartilhas, seminários e workshops que possam instruir as entidades envolvidas; e Relacionamento com a Comunidade, que propõe levar para a população discussões sobre os temas referentes à equidade de gênero, raça e diversidade.

A coordenadora do Comitê Nacional de Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade da CPRM, Emília Hamam, afirma ser uma honra para a CPRM receber outras empresas integrantes do COGEMMEV para finalizar o planejamento estratégico: “Além de dar visibilidade e destaque para nossa empresa, neste encontro também podemos trocar experiências e aprender com as outras instituições sobre como elas agem internamente”. O diretor de Administração e Finanças da CPRM, Juliano Oliveira, também esteve presente no encontro e ressaltou que “o respeito e a construção de melhores condições de trabalho precisam sempre ser prioridade na CPRM, independente do gênero, da raça e da orientação sexual”.

Representantes participam de dinâmica em grupo
Atualmente, 27 entidades fazem parte do COGEMMEV que, este ano, foi instituído pela Portaria nº 01 de 21 de fevereiro de 2018, conferindo ao Comitê “maior visibilidade e reconhecimento enquanto instituição que propõe a reflexão, troca de experiências e aprendizado ao desenvolver ações que promovam a equidade de gênero, raça e diversidade”, como declara Márcia Figueredo. “Com a portaria, criamos também nosso regimento interno para gerenciar melhor nossas pautas. E nosso objetivo com o plano estratégico é discutir como o tema da igualdade pode ser trabalhado nas nossas empresas, para que elas coloquem em prática as ações sugeridas, a fim de motivar e alinhar todas as instituições em prol da equidade”, afirma a coordenadora geral.


Ix Chel de Carvalho
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400