sexta-feira, setembro 28

Rochas Ornamentais são tema de curso promovido pela CPRM

Pesquisador Sérgio Azevedo analisa uma chapa de quartzito,
sendo proveniente do Ceará.

O Brasil é o quarto principal produtor de rochas ornamentais do mundo. Em 2017, as exportações brasileiras de granitos, mármores, ardósias, quartzitos e demais produtos comerciais desse segmento, para mais de 100 países, somaram 1,1 bilhão de dólares. Estados Unidos, China e Itália foram os principais destinos de exportação. Esses dados foram apresentados em julho deste ano pela ABIROCHAS (Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais).

Com o objetivo de atualizar o conhecimento de pesquisadores em Geociências atuantes na área de mapeamento geológico e na pesquisa de recursos minerais, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu entre os dias 10 e 15 de setembro uma capacitação sobre a importância da pesquisa geológica na lavra e aplicação de rochas ornamentais. Participaram do curso 13 geólogos de diferentes unidades regionais da empresa.

Martelo da Geologia sob o granito Marrom Imperial,
sendo utilizado como escala
“As condições geológicas do nosso país nos dão uma geodiversidade fantástica. Esse mercado tem mais de mil jazidas abertas, mais de sete mil marmorarias, gera em torno de 150 mil empregos diretos e 450 mil empregos indiretos. O Brasil detém as maiores e melhores reservas de rochas ornamentais do mundo”, avalia o pesquisador Vanildo Mendes, chefe da DIMINI, divisão responsável por realizar esses estudos na CPRM.

Mendes acrescenta que, para contribuir com esse mercado, a CPRM desempenha o papel de mapear e divulgar o potencial dessas áreas por intermédio de Atlas e Mapas de Potencialidades, que servem para mostrar o que se produz, incentivar o comércio e as exportações, além de nortear o investidor privado a gerar novas jazidas. “Tais produtos evidenciam os diversos tipos de rochas ornamentais que os ambientes geológicos em determinada região oferecem”, destaca o pesquisador.

Geólogos durante análise de afloramento
Pesquisadora analisa o granito Vermelho Ventura

A programação do treinamento contou com módulos teóricos, na Superintendência Regional de Recife, e visitas de campo a pedreiras e afloramentos nos municípios de Campina Grande (PB), Bom Jardim, Toritama, Garanhuns, Ibirajuba, Caetés e Venturosa (PE). O curso foi ministrado por Mendes, em parceria com a geóloga Maria Angélica Lima e a engenheira Civil Margarida Regueira.

“A capacitação abriu uma nova perspectiva para que a gente possa aplicar tudo aquilo que a gente vê no mapa geológico para a sociedade, gerando emprego e renda, e fomentando a exploração e exportação das rochas”, afirmou a pesquisadora em Geociências Liliane Sachs. De acordo com a geóloga Karla Medeiros, durante o curso houve um intercâmbio de conhecimento entre os profissionais, haja vista a variedade de especialidades dos pesquisadores.

Profissionais de diversas unidades regionais da CPRM
participaram do treinamento
O Serviço Geológico do Brasil já lançou diversas publicações relacionadas ao setor. Entre elas, destacam-se os Atlas de Rochas Ornamentais nos seguintes estados e regiões: Espírito Santo, Amazônia Brasileira, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além dos mapas de potencialidades já desenvolvidos, espera-se que, a partir de 2018, Ceará e Paraíba sejam mapeados.

Clique aqui e confira as fotos do curso.


Para saber mais, acesse o relatório de exportações e importações brasileiras em 2017 produzido pela ABIROCHAS.





Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400