quinta-feira, setembro 27

Serviço Geológico do Brasil divulga novo boletim de alerta do rio Caí


O Sistema de Alerta do Rio Cai (SAH-Caí), operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), emitiu nesta quinta-feira, dia 27/09, novo boletim extraordinário de monitoramento e previsão, que aponta redução dos níveis do rio. A previsão é que o rio baixe até esta noite (17h30) para a cota de 5,79 metros em São Sebastião do Caí e 3,90 metros em Montenegro. A engenheira hidróloga da CPRM, Andrea Germano, ressalta que há previsão de chuvas na bacia nos próximos dias e, portanto, seguirá o monitoramento intensivo.


Gráfico com a previsão de níveis do Caí em São Sebastião do Caí e Montenegro



O rio Cai entrou em níveis de alerta após fortes chuvas registradas domingo que totalizam 90mm até hoje. A emissão dos boletins é realizada sempre que os níveis em São Sebastião do Caí e Montenegro são superiores a 7,5 m e 4,0 m respectivamente. Os problemas de inundação no município de São Sebastião do Caí iniciam na cota de 10 m e em Montenegro a partir da cota de 6,0 m.

O SAH Caí é formado por um conjunto de estações de monitoramento hidrológico que dão subsídios para a realização de previsões de nível de rios para áreas socialmente vulneráveis a inundações com o objetivo de mitigar eventuais prejuízos para vida e patrimônio da comunidade afetada.

Os boletins extraordinários de alerta para enchente são repassados ao CEMADEN, CENAD, ANA, Defesa Civil estadual, defesas civis locais. Os dados transmitidos remotamente são armazenados e disponibilizados ao público, em tempo real, no portal da CPRM. O Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) da bacia do Rio Caí está disponível em http://sace.cprm.gov.br/cai/




Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361