segunda-feira, novembro 20

Geofísicos participam de treinamento em geologia estrutural

Durante o período de 06 a 10/11 de 2017, 11 geofísicos receberam treinamento em geologia estrutural ministrado pelo pesquisador em geociências da CPRM, Reginaldo Alves dos Santos (SUREG-SA). O treinamento contou com geofísicos lotados nas seguintes unidades regionais de Goiânia, Salvador, Porto Alegre, São Paulo e Brasília.  Este treinamento é uma ação da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) visando a capacitação dos técnicos para melhorar a qualidade de seus produtos.

Reginaldo Alves exemplificando os tipos de estruturas em um afloramento na Serra dos Pirineus

O curso incluiu duas etapas, a primeira teórica, ministrada na sede da CPRM em Brasília, e a segunda etapa, campo de dois dias na cidade de Pirenópolis, Goiás, onde os pesquisadores identificaram, descreveram e interpretaram vários exemplos didáticos de estruturas em afloramentos na Serra dos Pireneus, aplicando conceitos teóricos que haviam sido explicados durante o curso.

Segundo Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, “treinamentos deste tipo são de fundamental importância, pois além de qualificar melhor tecnicamente os nossos pesquisadores, possibilita um melhor conhecimento da linguagem adotada pelos geólogos, e com isso, um melhor diálogo e interação entre eles, agregando mais informação ao produto final”.

Para Reginaldo Alves, é essencial que treinamentos dessa natureza tenham continuidade, para que as interpretações geológicas dos produtos aerogeofísicos contribuam cada vez mais para a qualidade dos levantamentos geológicos e metalogenéticos da CPRM. Todos os participantes do treinamento ficaram muito agradecidos pela oportunidade que tiveram de compartilhar com Reginaldo Alves a experiência adquirida por ele nos seus 45 anos de atividades na CPRM.

Mais um ponto de parada para a exemplificação de tipos de estrutura
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400