segunda-feira, novembro 20

CPRM participa do 27º Simpósio de Geologia do Nordeste

O Serviço Geológico do Brasil esteve presente durante o XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste (SGNE), que aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro, em João Pessoa (PB). Nesta edição foram realizados dois eventos simultâneos: o II Simpósio Brasileiro de Sismologia e o Workshop de Estruturas Profundas da Província Borborema.

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), através do Núcleo Nordeste, e representa um dos principais eventos técnico-científico do Nordeste na área das geociências, congregando pesquisadores, profissionais do setor público e privado e estudantes que se reuniram durante quatro dias para discutir e divulgar o resultado de pesquisas no Nordeste.

Abertura do evento contou com a presença do diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti

Um dos marcos do evento foi a divulgação do avanço das pesquisas sobre o contexto geológico da Província Borborema, suportado por enorme volume de datações geocronológicas de precisão, que tem permitido a comunidade de geocientistas do país, em colaboração com pesquisadores estrangeiros, desvendando a litosfera no nordeste do Brasil, delimitando o seu limite inferior e superior, que em muito contribuirá para o entendimento da metalogenia naquela província

Neste ano, em que o primeiro curso de Geologia do Nordeste, sediado em Recife, completa 60 anos de fundação, o 27º SGNE homenageou as geólogas pioneiras formadas nessa Escola, atribuindo seus nomes às salas onde foram realizadas as sessões temáticas. Foram elas: Zenaide Fonseca, que concluiu o curso em 1961, sendo à primeira geóloga do Nordeste; Maria Glícia Coutinho, que concluiu o curso em 1967; Maria Rosa Cotrim Soares (1968) e Maria Auxiliadora T. Belo e Maria Rosa Granja formaram-se posteriormente em 1969.

Maria Glicia, em nome das geólogas pioneiras, agradeceu a homenagem à Comissão Organizadora do 27º SGNE, saudou os participantes e destacou a contribuição da mulher geóloga no país. Maria Glícia recebeu a placa em reconhecimento ao seu pioneirismo na geologia e significativa contribuição para o conhecimento científico geológico do Brasil.  

O Serviço Geológico do Brasil, uma das instituições patrocinadora do evento 27º SGNE, esteve representada no evento pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti, e geóloga Maria Glícia da Nobrega Coutinho, convidada do 27º SGNE.  Andriotti apresentou a atuação da CPRM no nordeste brasileiro e discorreu sobre produtos e programas em andamento pelas unidades regionais na região: Superintendências de Recife e Salvador; Residências de Teresina e Fortaleza e Núcleo de Natal.

Andriotti destacou que a CPRM participou do evento com 30 pesquisadores e 23 trabalhos técnicos apresentados. O diretor convidou os presentes para conhecer as atividades da empresa, assim como usufruir de todo o conhecimento e bancos de dados disponíveis à comunidade. “Estamos sempre abertos para servir a toda sociedade, somos o serviço de geologia de todos os brasileiros”, afirmou.

O chefe da Divisão de Geologia Básica (DIGEOB), professor Edilton José dos Santos, também foi homenageado e nomeado como presidente de honra do simpósio. Na ocasião foi representado pelo filho, também geólogo Lauro Montefalco. 

Maria Glicia foi homenageada pelo seu pioneirismo na geologia e significativa contribuição para o conhecimento científico geológico do Brasil

Pesquisadores da CPRM apresentaram diversos trabalhos durante o simpósio
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400