segunda-feira, novembro 20

Geociências na Escola promove visita de estudantes à superintendência em Manaus

Estudantes com kit de rochas da Amazônia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Manaus recebeu entre os dias 07 e 09 de novembro a visita de 180 alunos do 6º ano do ensino fundamental do Instituto de Educação do Amazonas, escola integrante da rede pública estadual de ensino. A ação faz parte do projeto “Geociências nas Escolas” que está em fase de final de formatação para aplicação em todas as unidades regionais da empresa em 2018.  A iniciativa busca divulgar para estudantes de escolas públicas, a importância das geociências para o desenvolvimento sustentável do país.

Os estudantes foram recebidos na Superintendência Regional pelo geólogo Renê Luzardo, coordenador do projeto em Manaus, que apresentou o papel institucional da CPRM e o valor público de suas ações. “A CPRM facilita o encontro de minérios, estuda a dinâmica dos rios para auxiliar navegação e agricultura, e ajuda a salvar vidas no estudo das áreas de risco”, explicou Luzardo ao apresentar aos estudantes principais projetos desenvolvidos pela CPRM, como por exemplo, mapeamento geológico; e de áreas de risco e o monitoramento dos  principais rios do país, como o Amazonas, Negro e Solimões.
Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer uma estação pluviométrica, o museu  de minerais  e  a oficina de rochas e  laboratórios,  onde vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores.  A estudante Dawilla Bonates, de 12 anos, se encantou com as rochas ao  conhecer o trabalho da CPRM. “Gostei mais da parte das rochas, a ametista principalmente. Eu nem conhecia a CPRM, mas agora eu já sei que ela é bastante importante para o Brasil”, disse a estudante.
A CPRM entregou ao Instituto de Educação do Amazonas um kit  de rochas da Amazônia e brindes aos alunos que participaram  do concurso de redação sobre a visita.  Para professora Ariane Camargo, a visita foi uma “oportunidade de ouro”, que  amplia  os horizontes dos alunos  ao lhes proporcionar  uma experiência única.  
Geociências na Escola - Busca  despertar o interesse das crianças pelas geociências, informar sobre a origem e a utilização dos recursos minerais, além de noções sobre ecologia, sustentabilidade e impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. As apresentações são realizadas de forma lúdica com linguagem acessível para que os estudantes possam compreender e serem multiplicadores de conhecimento.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400