sexta-feira, novembro 17

CPRM participa do Seminário Diálogo, Ciência e Sociedade

Diretor-presidente Esteves Colnago iniciando apresentação sobre a CPRM

Promovido pelo Fórum do Futuro, entidade sem fins lucrativos criada para promover reflexões acerca do desenvolvimento sustentável do país, foi realizadna segunda-feira (13/11), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, o seminário “Comunicação, Ciência, Agricultura e Sociedade”.

Durante o seminário foi lançada a “Plataforma do Conhecimento sobre Agricultura e Alimento”, que busca promover o debate com informações científicas e sensíveis sobre os temas abordados. O evento também discutiu o impacto das novas tecnologias de Comunicação na disseminação de conteúdos técnico-científicos e colheu subsídios para estruturação de estratégias de comunicação que possam ser aplicadas à cadeia de valor do alimento. Além disso, pautou, na perspectiva da cidadania, a necessidade de levar aos cidadãos dados e informações que possam orientar escolhas.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou de painel juntamente com a Embrapa sobre estudos de caso. Na ocasião, o diretor-presidente Esteves Colnago falou da sinergia entre mineração e agricultura e os desafios desses dois setores em dialogar com a sociedade. “Estamos participando desse evento para aprender, compreender, interagir e colaborar,” ressaltou.

Durante a abertura, os representantes tiveram cinco minutos de fala.
 Esteves Colnago saudando os participantes
O diretor-presidente ainda explicou que CPRM é uma instituição técnico-científica com capilaridade nacional, que tem a missão de gerar e disseminar o conhecimento geológico básico do Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento econômico e sustentável do país, sendo a sinergia com a agricultura essencial para a sustentabilidade de suas ações e para a maximização do retorno à sociedade.
Colnago apresentou as principais áreas de atuação da CPRM. Destacou também a expertise e a qualificação dos profissionais da empresa. Citou ainda a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) como passos importantes para desenvolver linhas de pesquisas em óleo & Gás, água, metais, meio ambiente e gestão de dados geocientíficos.
Associando ao tema do evento, o diretor-presidente destacou que uma das prioridades da CPRM é indicar áreas com potencial para novas descobertas de depósitos de fosfato e potássio no país. Como alternativas sustentáveis para ampliar a ofertas de insumos para a agricultura, citou a parceria com a Embrapa em rochagem para consumo local e regional, reciclagem e aproveitamento de rejeitos de projetos de mineração.
O evento contou com participação de representantes de diversas instituições do governo e da sociedade ligadas à pesquisa e inovação, dentre elas o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Embrapa, CNPq, Fórum do Futuro, CGEE, ESALQ, FAO, UFLA e USP. Além do diretor-presidente, participaram do seminário representando a CPRM o chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação, Marco Túlio Naves de Carvalho, o chefe do NIT, Noevaldo Araújo Teixeira, o chefe da Assessoria de Comunicação, Warley Pereira, e o assessor da DRI Paulo Romano.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400