segunda-feira, novembro 13

Escritório Rio de Janeiro inicia revitalização da Coleta Seletiva Solidária

Equipe Cojur

A Comissão de Sustentabilidade iniciou em 08 de novembro a revitalização da Coleta Seletiva Solidária no ERJ, objetivando que o trabalho seja realizado de maneira mais efetiva. Os primeiros setores a participar da ação foram Departamento de Recursos Humanos (Derhu) e Consultoria Jurídica (Cojur).

Buscando orientar e tirar dúvidas dos colaboradores da CPRM, a advogada Daniele Carvalho, que é membro da Comissão de Sustentabilidade do ERJ, explicou sobre a legislação que ampara a Coleta Seletiva no âmbito empresarial, abordando o decreto nº 5.940 publicado em 26 de outubro de 2006, o qual institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Também foram expostas nesse momento como a coleta seletiva solidária gera renda para a Cooperativa Popular de Reciclagem e Serviços Mulheres da Baixada (COOMUB) que atende ao ERJ, juntamente com a questão ambiental através do descarte adequado do material reciclável.

Daniele ressaltou que como a CPRM é uma grande geradora de resíduos, a empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro (COMLURB) não recolhe o lixo extraordinário, isto é o resíduo não reciclável, como faz com o lixo residencial. Para isso, uma empresa é contratada para recolher esse material, e recebe pela quantidade do que é descartado. Se os resíduos forem corretamente descartados, a CPRM economizará e gerará renda para a cooperativa de catadores. Posteriormente, será feito levantamento  e avaliação dos dados de quanto foi economizado após essa ação.

 “Tanto a revitalização da Coleta Seletiva Solidária quanto o levantamento dos materiais não recicláveis gerados serão realizados, posteriormente, em todas as Unidades Regionais, para que possamos delimitar o perfil de gestão de resíduos sólidos em nossa empresa, atrelando sustentabilidade com redução nos custos”, salientou Ana Paula Petito, Coordenadora do Programa CPRM Sustentável.


Equipe Derhu

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400