terça-feira, outubro 17

Pesquisadores participam de treinamento em mapeamento geoquímico na China

Geoquímicos da CPRM durante visita aos laboratórios do 
International Centre on Global-Scale Geochemistry

O treinamento oferecido pelo Ministério de Comércio da China (MOFCOM) e realizado pelo Serviço Geológico Chinês (CGS) foi realizado entre 7 e 27 de setembro em diferentes cidades chinesas, e proporcionou aos geólogos da CPRM uma familiarização com as técnicas de mapeamento geoquímico em escala global, adotadas desde a década de 1970 pelo CGS.


Durante o treinamento, os pesquisadores tiveram oportunidade de conhecer metodologias analíticas utilizadas pelo CGS em suas pesquisas de mapeamento geoquímico no International Centre on Global-Scale Geochemistry (CGS/Unesco), além de conhecer o software GeoExpl utilizado para tratamento estatístico e espacialização dos dados geoquímicos.
Participaram do curso Training Course on Geochemical Mapping and Environmental Geochemical Investigation for Developing Countries, os pesquisadores Caroline Couto, Douglas Almeida, Felipe Abreu e Wilson Lopes, da Divisão de Geoquímica da CPRM.
O convite para o curso partiu da embaixada da China no Brasil e faz parte do acordo de cooperação técnica entre os serviços geológicos dos dois países.
A cerimônia de encerramento e entrega de certificados aos participantes do curso com a presença do vice presidente do Serviço Geológico Chinês, Dr Wang Kun

“A participação neste treinamento permitiu aos geólogos da CPRM a interação e a troca de experiência com profissionais de serviços geológicos de diferentes países, além de ter sido uma oportunidade de conhecer um dos maiores depósitos de níquel do mundo, a Mina de Jinchuan localizada no centro da China”, destaca Cassiano Castro, chefe da Divisão de Geoquímica da CPRM.

O treinamento culminou com a participação dos geoquímicos no China Mining 2017, importante evento da geologia e mineração no mundo, o que possibilitou novos conhecimentos sobre as pesquisas desenvolvidas nos diferentes continentes e os projetos de cooperação do Serviço Geológico Chinês com diversos países. Durante o evento foi realizada a cerimônia de encerramento do treinamento com entrega dos certificados aos participantes do curso.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400