terça-feira, outubro 17

CPRM ministra curso sobre áreas de risco em parceria com a Defesa Civil do Espírito Santo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) colaborou como parceira na realização do Curso Básico de Percepção de Risco organizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

Saída de campo foi realizada em Vila Velha
O evento ocorreu na capital Vitória entre os dias 2 e 6 de outubro no Auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) e teve como público coordenadores e membros de Defesa e Proteção Civil de diversos municípios do estado.

O curso teve participação da geógrafa Michele Santana e dos geólogos Heródoto Goes, Júlio Lana e Rafael Araújo, empregados da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM, que ministraram aulas sobre os processos geológicos e hidrológicos na geração de áreas de risco, com enfoque na identificação dos processos e medidas de prevenção e mitigação.

O curso contou também com atividades práticas em uma saída de campo realizada no município vizinho de Vila Velha, com a monitoria da CPRM. Foram visitados locais com processos geológicos ativos.

O coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Júlio Lana, exaltou durante encerramento do evento a longa parceria entre a CPRM e a Defesa Civil do Estado do Espírito Santo: “Desde o início dos trabalhos em 2011 estamos juntos na setorização de riscos no Espírito Santo, essa parceria possibilitou a execução da identificação dos riscos em todos os municípios do estado”.

Além da CPRM, o evento teve como parceiros a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400