terça-feira, outubro 17

CPRM celebra acordo com Ministério do Planejamento para uso do Sistema Eletrônico de Informações

O acordo foi assinado eletronicamente durante encontro no escritório do Rio de Janeiro e contou com a presença de representantes da empresa e do Ministério do Planejamento

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) assinou com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, no dia 09 de outubro, o acordo de cooperação técnica para cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pela empresa. O acordo foi assinado eletronicamente pelo diretor presidente, Esteves Conalgo, já na plataforma digital do sistema, e pelo secretário-adjunto de gestão do Ministério, Cassiano de Souza Alves, que na ocasião, destacou as vantagens da implantação do sistema.

Participaram da assinatura do acordo, o presidente do Conselho de Admistração da CPRM, Otto Bitencourt, e os conselheiros Cassio Roberto Silva e Elmer Prata Salamão, diretor de Admistração e Finanças Juliano Oliveira, o Consultor Jurídico, Francisco Augusto Martins Modenesi, o secretário-geral João Batista Dias Junior, o chefe de gabinete da Presidência, José Antônio Tebaldi Castellano, e Roberta Pereira da Silva, chefe da rede de Biblioteca da empresa e gestora de implantação do SEI; e Palmiro Capone.

Juliano Oliveira explica que a iniciativa de implantar o SEI na empresa faz parte da diretriz do programa SGB Digital, que   busca a disseminação de medidas técnicas relacionadas ao gerenciamento de arquivos e documentos digitais, além de promover ações educacionais de capacitação e treinamento, para adoção de práticas sustentáveis em todos os processos de trabalho.

O cronograma do plano de trabalho para implantar o SEI na empresa estabelece que, a partir de abril de 2018, todos os processos administrativos da instituição tramitarão eletronicamente.

Segundo Roberta Silva, enquanto a instituição aguardava a assinatura do acordo, muitas ações foram desenvolvidas, entre elas: a sensibilização das áreas, gestão documental e a capacitação de funcionários pelo curso online SEI – Usar, oferecido pela ENAP.
“Venho percebendo uma grande expectativa dos funcionários da CPRM na implantação do SEI, pois eles entenderam que são atores principais dessa mudança, no qual trará muitos benéficos para suas respectivas rotinas de trabalho”, avalia Roberta Pereira.

A iniciativa de implantar o Sei na empresa faz parte da diretriz do programa SGB Digital, que busca otimizar os processos promovendo a sustentabilidade

“No início do ano, realizei o curso sobre o SEI com muita motivação e entusiasmo porque a implantação do sistema é um instrumento de melhoria na gestão pública”, conta Luciana Farias, que trabalha no escritório do Rio de Janeiro, na da Auditoria Interna. Para Luciana, a iniciativa trará melhoria na eficiência administrativa, trazendo celeridade e tempestividade aos processos em todas as áreas.

Além de mais transparência para sociedade, o SEI vai permitir a redução de custos e eliminação de papel em conformidade com os programas de sustentabilidade na empresa. “A Auditoria Interna também ganhará mais agilidade no acompanhamento dos processos, contratos e documentos eletrônicos com consulta online e a distância. O treinamento do SEI Usar é mais uma oportunidade para todos os funcionários participarem do processo de modernização da nossa empresa”, avalia.

Saiba mais sobre o SEI - Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI já é adotado por diversos órgãos da Administração Federal. A ferramenta eliminará o uso do papel e permitirá que todos os processos administrativos da instituição se tornem eletrônicos, garantindo que os colaboradores da CPRM iniciem ou acessem processos de qualquer computador nas unidades regionais.

Com uma interface simples e acessível, o SEI possibilita atuação simultânea nas unidades regionais em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização de atividades e tornando os procedimentos mais céleres, ganhando melhoria no desempenho, agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400