terça-feira, outubro 17

CPRM publica Informe de Recursos Minerais para Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de publicar o Informe de Recursos Minerais sobre Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana de São Luís e entorno, no Estado do Maranhão. O estudo apresenta informações sobre áreas de ocorrência e reservas potenciais para mineração. Também oferece parâmetros geológicos para futuros trabalhos de ordenamento territorial no Estado do Maranhão, propiciando interface entre urbanização e exploração mineral. A publicação está disponível em http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/18144.

Informe está disponível no portal da CPRM
No total, dez áreas potencialmente favoráveis à explotação de brita, areia, cascalho, saibro, material de empréstimo, e argilas para cerâmica vermelha e industrial foram identificadas. O trabalho abrange a Região Metropolitana de São Luiz (municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Rosário, Bacabeira e Santa Rita), além dos municípios de Axixá, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Itapecuru Mirim, localizados no entorno dessa Região Metropolitana.

Foram descritas e cadastradas 102 ocorrências minerais, classificadas como ocorrências, depósitos, minas ativas ou paralisadas. Com a finalidade de definir a melhor aplicabilidade desses insumos na construção civil, o estudo apresenta a caracterização tecnológica das areias (análises granulométricas), argilas vermelhas (ensaios cerâmicos) e rochas utilizadas como brita (ensaios tecnológicos e análise petrográfica).

Conforme relata o chefe da Divisão de Minerais Industriais (DIMINI), Vanildo Mendes, o informe conta com um capítulo sobre os impactos ambientais decorrentes da atividade minerária, com indicações quanto à sustentabilidade da produção mineral e atendimento da demanda futura. “Além de ser um instrumento para formulação de políticas públicas, este produto pode auxiliar na atração de investimentos no setor mineral, o que é fator importante para retomada do crescimento econômico, geração de emprego, renda e desenvolvimento social, sempre considerando a questão da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente’, avaliou.

O informe contém ainda análise de aspectos socioeconômicos e de infraestrutura, contexto geológico, potencial mineral e perfil dos insumos para construção civil, tipologia dos depósitos, métodos de lavra e beneficiamento, mineração e meio ambiente, direitos minerários, aspectos mercadológicos e legislação. O informe também contém os mapas Geológico, de Potencialidades Minerais e Zonas de Preservação, de Recursos Minerais e de Direitos Minerários, todos em escala 1:250.000. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400